Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 5 de junho de 2017

06.06 – Dia Nacional do Teste do Pezinho

Banner-Teste-Pezinho

 

O teste do pezinho é um dos exames mais importantes para detectar anormalidades na saúde do bebê e prevenir várias doenças logo após o nascimento.

São colhidas apenas algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido para identificar 8 doenças, metabólicas, congênitas e infecciosas.

O exame deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê, pois antes desse período os resultados podem não ser precisos.

Saiba quais doenças são identificadas com o teste do pezinho:

 

Anemia falciforme – doença hereditária que muda a formação da hemoglobina, responsável pelo transporte do oxigênio no sangue, provocando lesão nos tecidos.

Deficiência de biotionidase – falta da vitamina biotina no organismo que causa convulsões, fraqueza muscular, queda de cabelo, surgimento de espinhas, acidez do sangue e baixa imunidade.

Fenilcetonúria – doença genética onde a enzima fenilalanina-hidroxilase não é metabolizada, provocando a falta de tirosina. A ausência de tirosina pode causar retardo mental.

Galactosemia – é uma doença genética que pode causar problemas de coagulação, icterícia (pele amarelada), hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), glicosúria (excesso de glicose na urina), acidez do sangue e catarata.

Glicose 6 – fosfato desidrogenase – distúrbio que altera enzimas fundamentais para proteção das células, principalmente das hemácias, o que pode gerar a morte dos glóbulos vermelhos, e anemia hemolítica.

Hipotireoidismo congênito – doença em que a glândula tireoide não consegue produzir uma quantidade razoável de hormônios, deixando o metabolismo mais lento. Uma das principais consequências é o retardo mental.

Hiperplasia congênita da supra-renal – provoca um desequilíbrio na produção de hormônios. Ocorre a produção em excesso hormônios que levam à masculinização do corpo da criança, desidratação, perda de sal no organismo e vômitos.

Toxoplasmose –doença infecciosa que pode provocar calcificações cerebrais, malformações, doença sistêmica grave e doenças da retina.

Fonte: Drauzio Varella