Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da mulher
Publicado em: 24 de fevereiro de 2015

5 danos do álcool para a saúde bucal

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, somente 16% das pessoas consideram o álcool como um fator prejudicial à saúde bucal. Porém, de acordo com dentistas, uma única taça de vinho pode causar boca seca, mau hálito, a diminuição de cálcio dos dentes e o aumento de risco de câncer. Veja 5 danos do álcool para a saúde bucal.

Acidez em excesso

A maioria das bebidas alcoólicas são excessivamente ácidas. Ao colocarmos algo ácido na boca, o esmalte e a estrutura dos dentes são enfraquecidos e, dessa forma, a camada protetora de cálcio que fica na superfície dos dentes começa a se dissolver.

 Dicas:

  • Incluir cubos de gelo nas bebidas para diminuir o ácido das mesmas.
  • Enxaguar a boca após alguns drinques com água.

 Mau hálito

O álcool desidrata a boca e também reduz o fluxo de saliva.

 A saliva colabora no combate de bactérias na boca, já quando a boca está seca, a proliferação de micro-organismos que levam à placa se torna mais viável, e, consequentemente, proporciona mau hálito. Com a placa, o risco de cárie é maior, assim como doenças na gengiva.

 Dicas:

  • Intercalar drinques com água.
  • Quando chegar em casa, continuar bebendo água a fim de hidratar a boca.
  • Chicletes sem açúcar podem ajudar a umedecer a boca e estimular a produção de saliva.

Manchas e dor

Bebidas escuras, como vinho e café, têm muita pigmentação colaborando para o escurecimento dos dentes e desgaste do esmalte dos mesmos. Manchas em dentes é um problema que pode ser resolvido com escovação, porém não escovando demais para não tirar, ainda mais, o esmalte dos dentes.

Dica:

  • Caso seus dentes estiverem muito manchados, já em um quadro grave, procure um especialista, e se preciso, faça um clareamento profissional.

 Cáries

A combinação da bebida que é ácida com açúcar é mais prejudicial, por isso drinques muito doces, como batidas com leite condensado, licores pegajosos e caipirinhas carregadas de açúcar apresentam perigo à saúde bucal. A bactéria presente na boca se alimenta por meio deste açúcar, liberando um ácido como subproduto e fortalecendo o processo de cárie dentária.

 Dica:

  • Um drinque cremoso é uma opção melhor, já que mesmo ele sendo doce este não é ácido.
  • Coquetéis a base de vodca e sem gás também são uma boa opção.
  • Após ingerir tais bebidas, o ideal é esperar ao menos uma hora e meia para escovar os dentes, porque isto permite que a superfície do esmalte endureça e não seja desgastada no processo de escovação.
  • Especialistas também recomendam beber este tipo de drinque com canudo, pois dessa maneira o líquido passa praticamente desapercebido pelos dentes.

Risco de câncer

Especialistas afirmam que o hábito de beber álcool, juntamente com o tabagismo, aumenta em até 30% o risco de câncer de boca, pois o álcool tem efeito direto nas células que revestem o interior da boca, incluindo gengiva e bochechas.

Segundo o Cancer Research UK, 80% de pacientes que têm câncer de boca são consumidores frequentes de álcool.

Fonte: Yahoo!