Saúde da criança
Em: 26 de fevereiro de 2015

Como cuidar da saúde bucal nos primeiros anos de vida?

Até os 10 meses de vida

Mesmo quando a criança tem apenas alguns meses de vida, período em que a criança deve ser alimentada exclusivamente com o leite materno, é importante introduzir hábitos de higienização bucal.

Os cuidados devem começar antes do nascimento dos dentes. Pode-se fazer a higienização bucal, nesta fase, com o uso de fralda ou gaze umedecida com água fervida ou filtrada, para limpar gengiva, bochecha e língua.

Nesta fase, a criança pode manifestar alteração do sono, aumento da salivação, coceira na gengiva e irritabilidade. Quando os dentes de leite da frente nascerem, a limpeza ainda pode ser realizada com a fralda ou gaze umedecida com água limpa.

Dos 10 aos 12 meses de vida

Normalmente, por volta dos 10 aos 12 meses de vida, nascem os dentes de trás. Nesta fase, a limpeza dos dentes e da língua devem ser realizadas com escova de dente pequena, macia, e apenas molhada com água limpa (sem pasta).

Nesse período, já recomenda-se o uso de fio dental e a troca da escova, quando gasta.

Aos 3 anos de idade

Geralmente, aos três anos de idade, a criança já tem todos os dentes de leite, totalizando 20 dentes. Até a criança aprender a fazer a higienização bucal corretamente, ela deve ser auxiliada por um adulto.

É importante destacar que pastas de dentes com flúor só devem ser usadas a partir dos 4 anos de idade.

A partir dos 4 anos de idade

A partir dos 4 anos de idade, deve-se usar uma quantidade de creme dental bem pequena (do tamanho de um grão de arroz) e ensinar a criança a cuspir.

A saúde bucal é essencial ainda nos primeiros anos de vida, já que a perda dos dentes de leite antes do tempo pode prejudicar, na criança que está aprendendo a falar, a pronúncia de algumas palavras. Ainda, a criança pode se sentir diferente em contato com grupos de sua faixa etária, podendo causar problemas emocional e social.

Fonte: Portal EBC