Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 22 de abril de 2015

Dia Mundial de Combate à Asma

2 de maio é o Dia Mundial de Combate à Asma, doença que afeta cerca de 235 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estima-se, ainda, que cerca de 10% da população brasileira sofra com esta condição.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que se caracteriza pela dificuldade de respirar quando a pessoa é exposta a agentes alergênicos. O pulmão de uma pessoa com asma é mais sensível, o que faz com que as causas da inflamação sejam fatores como poeira, que não causariam falta de ar em alguém que não tem a doença.

A asma tem diferentes graus de gravidade, podendo também evoluir. São eles:

Grau 1: Tem sintomas leves e com pausa. Manifesta-se em até dois dias por semana e até duas noites por mês. Geralmente, aparecem no inverno.

Grau 2: Com sintomas persistentes e leves que aparecem mais que duas vezes por semana. Ocorre somente uma vez ao dia.

Grau 3: Seus sintomas são moderados. Acontecem uma vez por dia e mais de uma noite por semana.

Grau 4: São sintomas graves persistentes ao longo do dia, frequentemente durante a noite. Acontece na maioria dos dias.

Causa

A causa da asma é desconhecida, mas é possível identificar o que provoca o ataque de asma em cada pessoa e então trabalhar no sentido de diminuir a exposição dela aos agentes e buscar tratamentos mais adequados. Geralmente, os fatores mais comuns que contribuem para a falta de ar em pessoas asmáticas são:

  • Substâncias e agentes causadores de alergia, como aqueles transportados pelo ar, como ácaro, poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro, entre outros. Também podem ser tintas, desinfetantes, e produtos de limpeza.
  • Resfriado comum ou gripe.
  • Alergias alimentares. Os alimentos mais comuns relacionados à crise de asma são: ovos, leite de vaca, amendoim, soja, trigo, peixe, camarão e outros crustáceos, saladas e frutas frescas. E ainda alguns conservantes e aditivos encontrados nos alimentos industrializados.
  • Esforço físico. Existe um tipo de asma que se manifesta durante a atividade física.
  • Exposições relacionadas à profissão. Veterinários, agricultores, cabeleireiros, enfermeiros, pintores e marceneiros pode sofrer de asma ocupacional.  Os sintomas, geralmente, são nariz escorrendo, congestão, irritação nos olhos ou tosse.
  • Resfriamento das vias aéreas, a posição reclinada ou secreções hormonais, são os motivos que, acredita-se, desencadeiam a asma noturna que acontece durante a noite e durante o sono.
  • Mudanças de temperatura.
  • Medicamentos anti-inflamatórios não hormonais – como o ácido acetilsalicílico, o diclofenaco e o ibuprofeno.

Fatores de risco

  • Obesidade
  • Histórico de alergias
  • Histórico familiar
  • Baixo peso ao nascer
  • Refluxo gastroesofágico

Tratamento

O médico pode prescrever medicamentos de uso contínuo para tratar os sintomas e broncodilatadores para o caso de uma crise de asma.

É importante procurar um médico, assim que se notarem os sintomas, para se obter o diagnóstico correto, e receber orientações quanto ao tratamento adequado da asma.

Fonte: Minha Vida

Link: http://www.minhavida.com.br