Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da criança
Publicado em: 23 de fevereiro de 2015

Seu filho caiu e o dente quebrou? Saiba o que fazer.

O trauma dentário é imprevisível. Ele pode ser proveniente de várias causas, dentre as mais comuns estão os acidentes em brincadeiras, como andar de bicicleta, ou em atividades esportivas e acidentes automobilísticos.

Por volta dos 3 a 5 anos de idade, fase dos primeiros passos de bicicleta, patins ou patinete, é comum que, por conta de queda, a criança quebre algum dente.

Algumas dicas de especialistas é tomar cuidados com escadas, comprar sapatos adequados para determinada atividade, colocar grades na cama do pequeno e, claro, fazer uso de equipamentos de segurança.

Como o trauma pode ocorrer?

O trauma pode ocorrer de quatro maneiras básicas:

* Uma batida mais leve sem grandes problemas para o dente;

* Uma batida com alguma perda dental ou fratura;

* Intrusão dental: quando o dente afunda na gengiva;

* Avulsão: Quando o dente sai da boca.

O que fazer?

Independente da causa, o recomendável é procurar o dentista o mais rápido possível. Este profissional irá orientar o tratamento mais adequado para cada caso.

Outra medida é lavar o local com água e verificar os danos. Caso haja sangramento, o ideal é comprimir a região com gaze umedecida. Gelo ajuda a estancar o sangue e aliviar a dor. Caso o dente não chegue a quebrar, mas a batida tenha sido forte, consulte um odontopediatra para descartar outros problemas.

O que fazer quando há trauma com dentes permanentes?

O ideal é manter a calma e acalmar seu filho, o qual pode ficar assustado com possíveis sangramentos. Quando identificado o que realmente aconteceu, recomenda-se as seguintes medidas:

  1. Quando houver fratura do dente: Procure em fragmento e coloque-o dentro de um recipiente com soro fisiológico, leite ou água limpa e procure o dentista com o fragmento em mãos, já que o pedaço do dente talvez possa ser colado.
  2. Em caso de desalinhamento ou mobilidade: De forma suave, tente alinhar o dente com uma gaze, sem pressioná-lo com força. E, claro, procure um dentista rapidamente.
  3. E se o dente sair inteiro da boca? O ideal é localizar o dente e pegá-lo pela coroa (nunca mexa na raiz), lave em soro fisiológico, leite ou água limpa e tente recolocá-lo de volta no seu lugar, além de procurar o dentista. Vale lembrar que o tempo é fundamental para salvar o dente. Caso não seja possível fazer o procedimento recomendado, coloque o dente em um recipiente com soro ou leite e procure um dentista imediatamente. Em casos de dentes de leite, o reimplante é contraindicado.

Como saber se é uma emergência?

Se houver sangramento intenso, cortes grandes, deslocamento das arcadas dentárias ou sintomas como tontura e sonolência, o recomendável é ir o mais rápido possível ao hospital. Casos mais leves costumam ser tratados em consultório.

Meu filho pode perder o dente?

Sim, caso o traumatismo seja profundo. No caso do dente de leite, um aparelho é colocado no espaço aberto, impedindo alterações na fala e na estética bucal até o dente permanente aparecer. Caso o dente seja permanente, será necessário implante.

É normal o dente ficar escuro?

Sim, por conta da hemorragia dentro do dente.

Isso afeta a autoestima?

É possível. A criança tende a evitar falar e sorrir por insegurança, tristeza ou vergonha. É recomendável que pais e especialistas expliquem como o problema será resolvido.

Fontes:
Revista Crescer
Guia Digital
Marisa Peccin (Especialista em Odontopediatria e Ortopedia Facial)