Para você e por você

Perguntas e respostas

Perguntas e Respostas – Soft Participativo, Soft II e Unique

1- Quem pode aderir ao plano Soft Participativo, Soft II e Unique:

Podem ser associados titulares do Plano:
1. Os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil ativos e inativos (aposentados), na condição de sindicalizados em situação regular com o SINDIFISCO NACIONAL;
2. Os beneficiários pensionistas contribuintes; e
3-Os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil demitidos dos quadros da Receita Federal do Brasil ou inativos cuja aposentadoria tenha sido cassada, desde que mantenham o pagamento das mensalidades e outras obrigações financeiras do Plano em dia e filiação regular ao SINDIFISCO NACIONAL, na forma como dispõe o § 3º. do artigo 5º. do Estatuto.

2-Quem pode ser dependente:

Nova adesão
Para nova adesão de titular, podem ser incluídos dependentes de acordo com o quadro abaixo.
Ex: o titular Soft II pode incluir dependentes no mesmo plano ou no Soft Participativo, enquanto o titular Unique pode incluir seu dependente em qualquer dos três planos à venda.


TitularDependentes
Soft II Soft II Soft Participativo Unique
Soft Participativo Soft II Soft Participativo Unique
Unique Soft II Soft Participativo Unique

Novos dependentes
Titulares que já estão ativos nos planos, mas que querem incluir novos dependentes, devem ficar atentos às possibilidades de inclusão expostas no quadro abaixo.

Ex: o titular Soft Participativo pode incluir dependentes no mesmo plano e no Soft II. Já o titular Premium I e II (Planos ativos com comercialização suspensa) pode incluir dependentes no Premium II*, Unique, Soft Participativo e Soft II.
*Somente novo cônjuge ou filhos do titular

TitularDependentes
Soft II Soft II Soft Participativo Unique Premium II
Soft Participativo Soft II Soft Participativo Unique Premium II
Unique Soft II Soft Participativo Unique Premium II
Premium II Soft II Soft Participativo Unique Premium II

Grau de parentesco
Confira abaixo os graus de parentesco aceitos por cada plano para inclusão de dependentes.

Soft II Soft Participativo Unique Premium I e II
Grau de parentesco Pai/mãe Pai/mãe Pai/mãe Pai/mãe
Avô(á) Avô(á) Avô(á) Avô(á)
Bisavô(á) Bisavô(á) Bisavô(á) Bisavô(á)
Cônjuge/Companheiro(a) Cônjuge/Companheiro(a) Cônjuge/Companheiro(a) Cônjuge/Companheiro(a)
Irmão(ã) Irmão(ã) Irmão(ã) Irmão(ã)
Padastro/Madrasta Padastro/Madrasta Padastro/Madrasta Padastro/Madrasta
Sobrinho(a) Sobrinho(a) Sobrinho(a) Sobrinho(a)
Sogro(a) Sogro(a) Sogro(a) Sogro(a)
Tio(a) Tio(a) Tio(a) Tio(a)
Cunhado(a) Cunhado(a) Cunhado(a) Cunhado(a)
Filho(a) Filho(a) Filho(a) Filho(a)
Neto(a) Neto(a) Neto(a) Neto(a)
Bisneto(a) Bisneto(a) Bisneto(a) Bisneto(a)
Trisneto(a) Trisneto(a) Trisneto(a) Trisneto(a)
Genro Genro Genro Genro
Nora Nora Nora Nora
Enteado(a) Enteado(a) Enteado(a) Enteado(a)
Menor sob guarda Menor sob guarda Menor sob guarda Menor sob guarda
3-Rede credenciada:
Soft IISoft ParticipativoUnique
Unimed Norte/Nordeste (Rede básica)Unimed Norte/Nordeste (Rede básica)Unimed Norte/Nordeste (Rede básica + especial)
Gama Saúde (Rede básica)Gama Saúde (Rede básica)Gama Saúde (Rede básica + especial)
4- Características dos planos:
Especificações
PlanoSoft IISoft ParticipativoUnique
ContrataçãoColetivo por adesãoColetivo por adesãoColetivo por adesão
Segmentação AssistencialAmbulatorial + hospitalar com obstetríciaAmbulatorial + hospitalar com obstetríciaAmbulatorial + hospitalar com obstetrícia + Odontologia
AbrangênciaNacionalNacionalNacional
Padrão de acomodaçãoApartamento privativo com direito a acompanhanteApartamento privativo com direito a acompanhanteApartamento privativo com direito a acompanhante
CoparticipaçãoNão30% em consultas, exames, terapias e atendimentos ambulatoriais, limitado em R$ 200 (duzentos reais) por procedimento.30% em consultas, exames, terapias e atendimentos ambulatoriais, limitado em R$ 300 (trezentos reais) por procedimento.
Opção de livre escolha de prestadoresNãoNãoReembolso conforme valores - Classificação Brasileira de Honorários de Procedimentos
Médicos (CBHPM) 2016 e demais tabelas praticadas pelo Unafisco Saúde (Com redutor de 30%)
CoberturaRol ANS. Para consultar a lista de procedimentos, clique aqui.Rol ANS. Para consultar a lista de procedimentos, clique aqui.Rol ANS. Para consultar a lista de procedimentos, clique aqui.
OdontologiaNãoNãoSim (Rol ANS)
Condições admissão de dependentesAté 4º grau consanguíneo e 3º grau por afinidade, em linha reta ou colateral.Até o 4º. grau de parentesco consanguíneo, em linha reta (filhos, netos, bisnetos e trinetos e até o 1º. grau por afinidade (genro, nora e enteado).Até o 4º. grau de parentesco consanguíneo, em linha reta (filhos, netos, bisnetos e trinetos e até o 1º. grau por afinidade (genro, nora e enteado).
Rede CredenciadaUnimed e Gama Saúde (rede básica)Unimed e Gama Saúde (rede básica)Unimed e Gama Saúde (rede básica + especial)
5 - Preciso de quais documentos para aderir aos planos Soft Participativo, Soft II ou Unique?

Documentos necessários para avaliação de inclusão titular e grupo familiar, se for o caso (cópias simples):
1. Termo de inscrição/Termo de Acordo assinado em uma via, bem como Ficha Complementar para adesão de dependentes e/ou agregados (quando for o caso). É obrigatório o preenchimento de todos os formulários contemplados)
2. Declaração de Saúde Individual
3. Cópia da Carteira Identidade – RG – CPF – PIS/PASEP (OBRIGATÓRIOS)
4. Contracheque do beneficiário (ativo aposentado ou pensionista)
5. Comprovante bancário (copia cartão bancária ou extrato bancário)
6. Cópia do documento comprobatório da relação de parentesco e/ou dependência econômica dos dependentes e/ou agregados em relação ao titular (certidão de casamento ou declaração de convivência assinada com nº do CPF de duas testemunhas, certidão de nascimento, guarda de menor, atestado de invalidez). Para inscrição de ex-cônjuges: Cópia da sentença judicial da separação ou do divórcio, Certidão de casamento com averbação do divórcio ou Rescisão da Declaração de União Estável.

Para análise de compra/redução de carência (s):
• Cópia dos 03 últimos boletos pagos ou originais, desde que esteja com até 59 dias do último pagamento;
• Cópia do contrato ou termo com o mesmo número da carteirinha ou do comprovante de pagamento;
• Cópia da carteirinha com início da vigência contratual juntamente com a declaração do plano contendo dados do plano de origem tais como: Abrangência geográfica, segmentação assistencial, padrão de acomodação e etc.

As cópias digitalizadas dos documentos pessoais, ficha de inscrição e declaração de saúde devem ser encaminhados de seguinte forma:

1. Acesse o site Unafisco Saúde (www.unafiscosaude.org.br) >> Fale Conosco/Ouvidoria e siga as instruções de preenchimento do formulário:
o Tipo: Selecione a opção: “Beneficiário”;
o Assunto: Selecione a opção: “Inclusão – titular e/ou grupo familiar”;
o Beneficiário: Clique na “lupa” (pesquisar) e localize o nome do beneficiário. Caso não localize preencha o nome completo no campo “Solicitante”;
o Solicitante: Não obrigatório preenchimento se devidamente identificado campo “Tipo”;
o E-mail do Beneficiário: Informar o principal e-mail para contato;
o E-mail Secundário: Opcional, informar um segundo e-mail para contato;
o Telefone: Informe o DDD (dois dígitos) e o principal telefone de contato;
o Solicitação: Campo livre para registro de informações complementares;
o Anexos: Anexar os documentos necessários para a análise de inclusão (listados no item 13, constantes na Ficha de Inscrição).

2. Enviar a documentação assinada (inicialmente enviada de forma digitalizada) para a Administração do Unafisco Saúde no seguinte endereço: SCS Quadra 02, Bloco "C", Ed. Cedro II, 7º Andar - Asa Sul - Brasília/DF Cep-70302-914.

6 -Qual o prazo para entrega da documentação?

A Ficha de inscrição e os Documentos devem estar em posse do Unafisco Saúde até o dia 19 do mês vigente, até as 17h30 (horário de Brasília), sem pendências, para que a cobertura seja válida a partir do 1º dia do mês seguinte, caso contrário, é necessário preencher nova Ficha de Inscrição. Confira o calendário abaixo:

Calendário de Adesões 2017/2018 
Solicitações/Propostas Encaminhadas de:Inclusão prevista:
20/05/2017 a 19/06/201701/07/2017
20/06/2017 a 19/07/201701/08/2017
20/07/2017 a 19/08/201701/09/2017
20/08/2017 a 19/09/201701/10/2017
20/09/2017 a 19/10/201701/11/2017
20/10/2017 a 19/11/201701/12/2017
20/11/2017 a 19/12/201701/01/2018
20/12/2017 a 19/01/201801/02/2018
20/01/2018 a 19/02/201801/03/2018
7-Quando o beneficiário recebe a carteirinha e como utilizar o plano enquanto a carteirinha não chega?

Enquanto tramita o processo de confecção dos cartões de atendimento, a administração do Unafisco Saúde disponibilizará um documento/autorização provisória que permitirá atendimento ao beneficiário na rede contratada.

8 -Prazos (Carências)

Os prazos máximos de carência são:

ProcedimentoPrazo máximo de carência
Atendimentos decorrentes de urgência e emergência;- 24 (vinte e quatro) horas
Consultas;- 30 (trinta) dias
Procedimentos simples: serviços de menor complexidade técnica, baixo custo e preventivos. Ex: exames simples, terapias simples, fisioterapias e tratamentos ambulatoriais, raio-x, exames laboratoriais, mamografia etc.)- 180 (cento e oitenta) dias
Procedimentos complexos serviços de alta tecnologia, maior complexidade técnica, alto custo, maior tempo de execução e de atenção por parte do prestador. Ex: exames, terapias e procedimentos especiais, Ressonâncias, Cintilografias, Tomografias, Quimioterapias, Radioterapias, etc. conforme Rol de Procedimentos de Alta Complexidade editado pela ANS.- 180 (cento e oitenta dias)
Internações clínicas;- 180 (cento e oitenta) dias
Internações cirúrgicas - exceto obstétricas;- 180 (cento e oitenta) dias
Internações em Unidade de Terapia Intensiva; e para internações decorrentes de transtornos psiquiátricos por uso de substâncias químicas;- 180 (cento e oitenta) dias
Atendimento dos transplantes cobertos, diálise e hemodiálise e tratamentos de doenças infecto contagiosas;- 180 (cento e oitenta) dias
Partos a termos, assim definidos aqueles que ocorrerem a partir da 37ª semana de gravidez.- 300 (trezentos) dias
9-No Plano Unique ou Soft Participativo qualquer cirurgia é coberta, inclusive cirurgia eletiva?

A cobertura assistencial está restrita ao Rol de Procedimentos e eventos estabelecidos pela ANS. Sendo passível de cobertura e havendo comprovadamente a indicação técnica para realização da cirurgia, a cobertura é oferecida mesmo em caráter eletivo. São cobertas todas a cirurgias contidas no Rol ANS. Para todas as cirurgias em regime de internação hospitalar cobertas nos planos Unique ou Soft Participativo não haverá pagamento da coparticipação.

10-A cobrança da coparticipação, nos planos Unique ou Soft Participativo,
para procedimento ambulatorial é feita por item, ou pelo procedimento completo?

A cobrança da coparticipação é feita pelo procedimento completo, de acordo com a listagem pré-estabelecida pela ANS.

11-Outros detalhes – informações

Observações
1 - O preenchimento da proposta não garante a inscrição no plano. O Unafisco Saúde se reserva o direito de realizar avaliação técnica quantos aos prazos de carência e/ou cumprimento da CPT (Cobertura Parcial Temporária) para procedimentos médicos relacionados a Doenças e Lesões Preexistentes (DLP) estando o proponente titular (beneficiário) desde já ciente de que poderá haver um aditivo de CPT, parte integrante do Termo/Proposta cujo adendo deverá ser assinado pelo beneficiário titular e Unafisco Saúde.

2 - Confere a administração do Unafisco Saúde o direito de prover a avaliação individual e estabelecer carências diferentes por dependentes/agregados, estando o proponente titular (beneficiário) desde já ciente de que poderá haver um aditivo de carências, parte integrante do Termo/Proposta cujo adendo deverá ser assinado pelo beneficiário titular e Unafisco Saúde.

3 - Haja vista a previsibilidade da análise e cumprimento da CPT e, devido a necessidade de solicitação de documentos complementares (entrevista qualificada, Laudos, relatórios e etc.) a data de adesão poderá ser prorrogada seguindo o calendário de adesão.

4 - Fica assegurada a inscrição do filho natural ou adotivo do beneficiário, que possa ser incluído no Plano de saúde, isento do cumprimento dos períodos de carência, desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de 30 (trinta) dias do nascimento ou da adoção, e que o beneficiário ao qual seja vinculado não esteja cumprindo carências.

5 - A confirmação da adesão se dará somente quando o ocorrer a devolução do Termo/Proposta (Habilitação para Ingresso) contendo assinatura sob carimbo do Unafisco Saúde juntamente com os cartões ou autorização provisória de atendimento.

12-Como aderir

Para fazer uma nova adesão ou incluir dependentes, o Auditor Fiscal pode acessar o site www.unafiscosaude.org.br e clicar em “Faça sua Adesão online”. Novas adesões também podem ser feitas através do telefone: (61) 3973-0240. Já as inclusões de beneficiários devem ser realizadas também pelo telefone: (61) 2103-5200 (Setor de Relacionamento).