Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 1 de julho de 2022

01/07 – Dia da Vacina contra Tuberculose (BCG)

A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que atinge principalmente os pulmões e, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte.

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso. Até os dias atuais, a vacina é o único tipo de imunização contra a doença e deve ser tomada em dose única, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ou até quatro anos de idade, se a criança nunca tiver sido vacinada.

É contraindicada apenas para crianças imunodeprimidas e recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que causam imunodepressão do feto, além de prematuros que ainda não tenham 2 kg. A BCG é uma das vacinas mais básicas e uma das primeiras no calendário vacinal da criança, assim como tem enorme importância em sua saúde até a fase adulta.

Não deixe de vacinar seus filhos!

Fontes: Ministério da Saúde / Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)