Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 4 de abril de 2018

04/04 – Dia Nacional do Parkinsoniano

banner-dia-nacional-do-parkinsoniano

No dia 04 de abril, é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Parkinsoniano. A data marca o início de uma campanha que vai até o dia 11 de abril, Dia Mundial da Doença de Parkinson, e tem como objetivo lembrar a população sobre as pessoas que possuem a doença, conscientizar e informar através do conhecimento sobre a síndrome.

A doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817 por James Parkinson e é caracterizada por tremores, lentificação dos movimentos, rigidez muscular e alterações na fala e na escrita, com a diminuição considerável no tamanho da letra (micrografia). A falta de dopamina, substância química neurotransmissora, nos parkinsonianos é a principal causa da doença.

O tratamento é feito por meio de fármacos e recomenda-se aos parkinsonianos a continuidade da vida profissional e a realização de exercícios físicos – dependendo do caso, com fisioterapia. Em relação à alimentação, não existe comprovação científica de que qualquer restrição dietética faça bem aos pacientes.

Fonte: Drauzio Varella