Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 5 de abril de 2019

06/04 – Dia Mundial da Atividade Física

Dia Mundial da Atividade Fisica

 

Anualmente, o dia 06 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Atividade Física. Estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), esta data tem como objetivo incentivar a população a prática de exercício físico, para assim melhorar a qualidade de vida das pessoas e combater o sedentarismo, que é uma das principais causas de morte prematura no mundo.

A prática de atividade física é indicada não apenas para manter a boa forma do corpo, mas também, evitar diversas doenças graves, e, assim reduzir o risco de morte prematura. A obesidade, as doenças cardiovasculares, a diabetes e os cancros são as principais consequências do sedentarismo.

A prática de atividade física serve de prevenção para o aparecimento de várias doenças, como:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Cancros;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Osteoporose;
  • Problemas respiratórios.

 

A prática de atividade física, adaptada aos doentes, contribui para um melhor bem-estar geral, reduz a evolução da doença e limita as consequências. Após 30 minutos de atividade física de intensidade moderada ou elevada, o corpo libera a endorfina, que tem um efeito que diminui consideravelmente o stress ou a ansiedade. A prática de uma atividade física é necessária ao longo da vida, em função das necessidades de cada um.

Para a prática de atividade física ser realizada de maneira segura e eficiente, é indicado buscar orientação de um profissional de Educação Física, pois ele indicará a atividade que melhor atenderá as necessidades de cada pessoa.

 

Fonte: Cref12