Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 8 de agosto de 2019

08/08 – Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Banner-Dia-Nacional-de-Combate-ao-Colesterol

 

O dia 8 de agosto é reservado para o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data com o objetivo de incentivar a prevenção contra doenças cardiovasculares causadas pelo excesso de colesterol no organismo, um grande fator de risco de morte.

O colesterol é uma substância gordurosa, encontrado no nosso organismo, sendo que a maior parte deste colesterol nós produzimos e a outra parte vem da alimentação. O colesterol é fundamental para o nosso organismo, pois ele desempenha diversas funções essenciais para a saúde, como:

• Componente estrutural das membranas celulares;
• Precursor da Vitamina D;
• Importante para o bom funcionamento cerebral e cognitivo;
• Atua na produção dos ácidos e sais biliares;
• Necessário para a produção de hormônios (testosterona, estrógeno e cortisol).

O colesterol presente nos alimentos interfere pouco na mortalidade cardiovascular, mas, ainda assim, é importante consumir alimentos com pequena quantidade de gordura saturada, reduzir o consumo de óleos vegetais, gorduras trans e evitar alimentos com excesso de carboidratos e açúcar.

A saúde depende de diversos fatores além da herança genética, como o estilo de vida e a alimentação. Uma alimentação incorreta ao longo da vida pode ser um grande fator de risco para o surgimento de doenças. A prevenção ainda é o melhor remédio.

Fonte: G1