Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 10 de julho de 2020

10 de julho: dia da Saúde Ocular

Dia da saude ocular_792x500

 

Os olhos são órgãos tão sensíveis que estão sempre expostos ao contato natural, físico ou cosmético e para se ter uma visão saudável é importante cultivar alguns hábitos, principalmente se tratando de doenças como Covid-19.

Evitar tocar os olhos passou a ser um cuidado necessário em tempos de Covid-19, já que eles podem ser uma via para o Coronavírus entrar no organismo. Como a transmissão se dá de forma viral, pelo contato, é importante se atentar a tudo o que pode conter gotículas de saliva, transmitidas pela fala, tosse, beijo, espirro ou ainda, por superfícies contaminadas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), algumas medidas de proteção com os olhos, óculos e lentes de contato devem ser incorporadas à rotina das pessoas durante a quarentena para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus.

Se a pessoa tiver tido contato com alguém contaminado, pode levar as mãos aos olhos e o vírus entrará pelo canal lacrimal ou pela conjuntiva, membrana que reveste a parte interna da pálpebra. As secreções lacrimais participam do sistema de limpeza ocular, que tem seu início no ato mecânico de piscar. Trata-se de uma forma de lubrificar a superfície ocular e eliminar qualquer substância ou micro-organismo que possa aterrissar sobre os olhos. A lágrima é drenada para o canal lacrimal, vai para o saco lacrimal e segue para a mucosa do nariz até chegar na faringe. É o mesmo percurso no qual o vírus circula.

Os óculos de sol ou de grau podem funcionar como proteção às gotículas da saliva infectada, todavia têm que ser higienizados, pelo menos, duas vezes por dia com água e sabão neutro em água corrente e não devem ser compartilhados com outras pessoas. Já quem usa lentes de contato deve lavar bem as mãos antes de colocá-las. As lentes devem ser armazenadas na solução multiuso e trocadas diariamente. Guardá-las no soro fisiológico é um erro.