Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 11 de outubro de 2017

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade – 11/10

banner-dia-mundial-prevencao-obesidade

 

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é comemorado todo dia 11 de outubro. O estabelecimento da data busca conscientizar as pessoas sobre a prevenção e o combate contra a obesidade.

Obesidade é uma doença e que há acúmulo excessivo de gordura no corpo. A obesidade é fator de risco para diversas doenças, como: pressão alta, diabetes, colesterol alterado, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, cálculo na vesícula biliar, artrose nos joelhos e coluna, etc.

A obesidade pode ter diversas causas como fatores genéticos, nutricionais, fisiológicos, psiquiátricos ou ambientais.

 

Como saber se está acima do peso

O método mais utilizado é realizar o cálculo do índice de massa corporal (IMC) da seguinte forma: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.

Faixas de peso:

  • Normal: de 18.5 a 24.9
  • Sobrepeso: de 25 a 29.9
  • Obesidade: superior a 30

 

Dicas de prevenção

A prevenção é a melhor opção, um estilo de vida saudável melhora a qualidade de vida e previne doenças. Confira algumas dicas para prevenir a obesidade:

– Comer com intervalo de 3 a 4 horas, cerca de 5 a 6 refeições por dia. Alimentar-se bem com frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras;
– Evitar ingerir frituras, massas, pães, doces em excesso, fast food e alimentos processados em geral
– Evitar o refrigerante, preferir suco de fruta natural ou água;
– Movimentar-se com a prática de 30 minutos de exercício físico, de 4 a 5 vezes por semana. Mas antes é importante fazer uma avaliação médica com um clínico ou cardiologista;

Fonte: AMS