Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 29 de maio de 2018

29/05 – Dia Mundial da Saúde Digestiva

banner-dia-mundial-da-saude-digestiva

 

No dia 29 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Criado pela World Gastroenterology Organisation (WGO) e aplicado no Brasil por meio de campanhas feitas pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a data tem o intuito de alertar a população sobre a importância do diagnóstico correto e precoce no tratamento das doenças do aparelho digestivo.

A iniciativa do ano de 2018 da WGO é o combate às hepatites B e C, que são formas virais da doença e atingem o fígado, causando inflamação. Além dessas, outras doenças comuns no aparelho digestório são colocadas em foco, como a Síndrome do Intestino Irritável (SII), a Constipação Intestinal e a Dispepsia Funcional (má digestão).

O presidente da FBG, José Galvão-Alves, adverte que os sintomas das doenças gastrointestinais podem constituir sinais de mazelas pequenas, assim como podem ocultar doenças maiores. Por isso, é importante visitar o médico regularmente, se alimentar de forma saudável e prestar atenção às alterações apresentadas pelo corpo.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais