Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 30 de maio de 2022

30 de maio – Dia Mundial da Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.

Por causa da dificuldade de diagnóstico e prognóstico, além da incerteza da eficiência dos medicamentos, devido ao fato de os sintomas e sinais neurológicos serem variados e múltiplos, com períodos indetermináveis de exacerbações e remissões, os especialistas destacam que se torna ainda mais necessária a conscientização das pessoas em relação à doença.

A doença não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio, da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. Apesar de não ter cura, a observação, o diagnóstico precoce e o tratamento médico apropriado evitam complicações.

Fonte: Associação Brasileira de Esclerose Múltipla