Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 10 de junho de 2021

9 de junho – Dia Nacional da Imunização

O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. No momento vivenciamos isso de forma muito presente, devido à pandemia pelo coronavírus, sendo essencial a vacinação para redução de novas infecções pelo vírus.

O mecanismo de ação das vacinas funciona quando o imunizante (vacina) é inoculado no organismo. Esses imunizantes possuem moléculas mortas ou atenuadas que promovem uma ação que permite uma reação do sistema imunológico, produzindo então os anticorpos necessários à defesa contra os agentes causadores de doenças, o que torna o corpo imune a eles e às doenças causadas por esses agentes.

No Brasil, foi criado o Programa Nacional de Imunizações, pelo Ministério da Saúde, com o intuito de estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. O país é referência mundial na produção de vacinas e na abrangência do calendário vacinal.

Fique atento ao seu calendário de vacinas. Não deixe de vacinar!

Fonte: Ministério da Saúde