Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Espaço da Saúde
Publicado em: 27 de dezembro de 2021

Alimentos que ajudam a controlar a pressão

Quando se fala em controlar a pressão arterial, a primeira dica que ouvimos é que devemos reduzir a ingestão de sal e de alimentos que contenham sódio, pois eles podem piorar o quadro. Porém, você sabia que existem alimentos que ajudam a baixar a pressão também? Esse efeito acontece em função de algumas características desses alimentos, seja o alto teor de fibras, as propriedades antioxidantes ou a presença de substâncias hipotensoras (ou seja, que diminuem a pressão).

No entanto, existe um componente que merece destaque por fazer o efeito contrário ao do sódio: trata-se do potássio, um mineral encontrado em verduras, frutas e grãos integrais. Enquanto o sódio faz com que o organismo acumule líquido dentro dos vasos, o que causa inchaço e eleva a pressão arterial, o potássio favorece a eliminação desse líquido pelos rins ao promover um relaxamento das artérias. Dessa forma, os alimentos ricos em potássio ajudam a diminuir o volume circulante, reduzindo também a pressão.

Lembre-se de associar sua alimentação com a prática de exercícios físicos e fazer consultas periódicas com seu médico de confiança para verificar sua pressão arterial.

1. Abacate

O abacate muitas vezes é visto como vilão por ser uma fruta bastante calórica, mas a verdade é que ele pode ser uma opção muito saudável, se consumido com moderação e sem o acréscimo de ingredientes como açúcar ou leite condensado. Isso porque essa fruta é rica em vitaminas A e E, que têm função antioxidante; ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL); e ainda é uma excelente fonte de potássio, contribuindo assim para o controle da pressão.

2. Água de coco

A água de coco, especialmente na versão natural, é rica em potássio, além de ter um alto poder de hidratação. Dessa forma, essa bebida reduz o inchaço e ajuda a manter a pressão arterial em níveis saudáveis.

3. Alho

O alho contém substâncias que exercem um efeito hipotensor, ou seja, contribui para a diminuição da pressão. Recomenda-se que ele seja consumido cru ou então que seja adicionado ao alimento no fim do preparo, de forma a conservar melhor suas propriedades.

4. Banana

A banana é a primeira fruta que nos vem à mente, quando pensamos em alimentos ricos em potássio, e ela realmente é uma boa opção para o controle da pressão. Além disso, a banana favorece a liberação de hormônios ligados ao bem-estar e ajuda a relaxar os músculos, o que também contribui para o efeito hipotensor.

7. Farelo de trigo

Grãos e cereais integrais são alimentos que ajudam a baixar a pressão, pois seu alto conteúdo de fibras reduz a absorção das gorduras pelo organismo e favorece um equilíbrio nas taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL). O farelo de trigo também oferece uma boa quantidade de magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, que promovem uma dilatação dos vasos e, em consequência, contribuem para a diminuição da pressão arterial.

Fonte(s): Saúde Abril / Tua Saúde / Dr. Juliano Pimentel