Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 26 de fevereiro de 2021

Atenção! Vários estados do país têm nível crítico na ocupação de leitos para a covid-19

Em razão do avanço da pandemia da covid-19, que está em constante alta desde fevereiro de 2021, os estados brasileiros vivem situação crítica na saúde, registrando o aumento nos números de casos e recorde de mortes diárias causadas pela doença. Com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) lotadas ou perto de ficar sem vagas, a possibilidade de colapso do atendimento aos novos casos é real e poderá acontecer nas próximas semanas.

Boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado nesta sexta-feira (26/2), revela que 17 capitais do país estão com os leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 com ocupação maior que 80%, o que indica nível crítico. Além disso, outros 12 estados e o Distrito Federal estão nessa mesma zona de alerta crítica em relação a leitos de UTI.

A gravidade desse cenário não pode ser naturalizada nem tratada como um novo normal. O Unafisco Saúde alerta aos beneficiários que agora, mais do que nunca, é necessário manter o protocolo de proteção contra a covid-19, mantendo o distanciamento social, usando máscara e higienizando as mãos frequentemente. Quando praticado, ele reduz muito a probabilidade de infecção pelo coronavírus.