Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 15 de fevereiro de 2023

Carnaval: como prevenir as doenças sexualmente transmissíveis

O Carnaval é uma festa voltada para a folia, alegria, diversão e muita paquera. Os foliões esperam ansiosos por essa época do ano, mas o grande problema é que acabam abusando de bebidas alcoólicas e se esquecem dos cuidados preventivos contra a propagação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), também conhecidas como DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

Entre as ISTs estão HPV, HIV/Aids, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sobretudo a sífilis. O cuidado com essas doenças é fundamental, e a prevenção é a melhor opção, pois, se descobertas no início, podem ter cura. Para que você possa se prevenir, seguem abaixo algumas dicas para curtir o Carnaval com segurança:

-  Use preservativo (há distribuição gratuita em diversos locais da cidade, inclusive nos postos de saúde) durante as relações sexuais, inclusive no sexo oral, para prevenir o contágio por DSTs e também evitar uma gravidez indesejada.

-  Evite compartilhar objetos pessoais, tais como instrumentos de manicure, pinças, aparelhos de depilação, entre outros.

-  Evite trajes de banho úmidos por períodos longos. Tome um banho logo após voltar da praia ou piscina. Essa medida evita as doenças causadas por fungos, tais como a candidíase.