Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 8 de julho de 2020

Como ajudar as crianças a lidar com o estresse durante a pandemia?

Covid como ajudar as crianças_792x500

 

A pandemia do Coronavírus já é um desafio por si só para os adultos, pois preocupações com a saúde e economia têm ocupado boa parte do dia a dia. No entanto, também é preciso entender como lidar com as crianças na quarentena.  Com boa parte das escolas fechadas, os pequenos estão em casa com a família e também precisam enfrentar os desafios desse período de isolamento social.  Toda essa situação ocasiona diversas perdas, como a falta de convivência com os colegas da escola, a impossibilidade de andar e brincar ao ar livre, entre outras atividades.

Neste cenário de caos e incerteza, cabe aos pais ou responsáveis adaptarem o dia a dia das crianças de acordo com a nova realidade. No entanto, não podemos parar por aí, pois dependendo da idade é importante também conversar sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Afinal, com a internet à disposição, não podemos achar que as crianças estão blindadas de todas as informações.

Para atingir o equilíbrio emocional das crianças, os pais precisam formar uma rede de apoio e referência para os pequenos. Uma boa técnica em tempos de pandemia é abordar assuntos diferentes do rotineiro, com métodos didáticos e lúdicos para que as crianças se expressem melhor. O apelo lúdico tende a permitir que as crianças se sintam menos intimidadas e limitadas pela comunicação verbal.

Durante este período que estamos vivendo, um dos motivos do estresse infantil pode ser a fantasia sobre a doença. A imaginação das crianças pode levar a pensamentos aterrorizantes quanto a ser infectado ou que algo ruim possa acontecer com os pais. Portanto, é dever da família informar e ensinar as crianças sobre o que é uma pandemia, como alguém é infectado e, principalmente, como se prevenir.

Outro possível motivo de estresse é o tédio. Geralmente as crianças seguem uma rotina estruturada quando estão frequentando a escola e fazendo suas atividades extras. É recomendável, mesmo em isolamento, que os pais estruturem uma rotina familiar com horários pré-determinados para estudo, brincadeiras e conversas. Lembrando que é importante que a família se envolva e participe das brincadeiras junto com as crianças, na medida do possível, buscando desenvolver nos pequenos uma sensação de companheirismo, solidariedade e segurança.