Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 4 de novembro de 2021

Como ter uma boa noite de sono?

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir bem é, então, hábito que deve ser incluído na rotina de todos. Especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções.

Dormir bem não considera apenas o total de horas de sono. É importante ter um sono de boa qualidade, para que você se sinta descansado ao acordar. Ter regularidade no horário de dormir também é um fator essencial para criar bons hábitos noturnos. Quando as pessoas dormem o suficiente, elas não apenas se sentem melhor, mas também aumentam as chances de viver vidas mais saudáveis e produtivas.

Dicas PARA ter uma boa noite de sono

  • Crie um ambiente propício ao sono, mantenha o quarto escuro e silencioso.
  • Procure finalizar seu dia algumas horas antes de ir dormir e procure relaxar durante 3 ou 2 horas antes de se deitar.
  • Evite alimentos estimulantes antes de se deitar, tais como café, canela, pimentas e aqueles com excesso de açúcar.
  • Evite atividades estimulantes perto do horário de dormir. Não realize exercícios intensos, não permaneça conectado à televisão ou ao celular.
  • Mantenha um horário regular para ir dormir e para se levantar. Criar uma rotina auxilia uma boa noite de sono e garante a quantidade de horas necessária de descanso.
  • Evite vícios, tais como o cigarro e o álcool. As substâncias podem prejudicar seu sono.
  • Evite cochilos muito longos durante o dia. Eles podem interferir em seu sono da noite.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) / Fiocruz