Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 7 de abril de 2020

Coronavírus: como se manter saudável em tempos de pandemia?

banner-materia-05

 

Com a pandemia do Coronavírus, a rotina da maioria das pessoas precisou ser desacelerada e readaptada. Ficar em casa nos faz perceber o quanto a gente passa mais tempo fora que dentro dela. Esse momento mais recluso tem seus desafios, mas também pode favorecer alguns processos. Agora temos a oportunidade de organizar e executar com mais calma as tarefas do dia a dia.

E organização é a palavra-chave para não deixar a peteca cair, principalmente quando o assunto é saúde. Não dá para deixar de lado os cuidados com a alimentação e muito menos dar espaço para o comportamento sedentário. Para que isso não aconteça, preparamos abaixo algumas dicas para que você se mantenha saudável.

  • Mantenha sua rotina alimentar: não é porque estamos em casa que os horários das refeições não devam ser respeitados. Mantenha a rotina de fazer as principais refeições do seu dia, café da manhã, almoço e jantar, adequadamente.
  • Atividade física também trabalhando em casa: a dica de fazer algumas pausas e atividades durante o expediente vale também para o home office. Faça algumas coisas em pé, arrume motivos para caminhar, alongue-se, cuide da sua postura, faça uma pausa quando necessário e não se esqueça: evite ficar muito tempo sentado.
  • Cuide da sua saúde mental: as pessoas são seres sociáveis. Por esse motivo, ficar mais recluso em casa pode prejudicar a sua saúde mental. Mas existem maneiras de driblar isso. Se antes a orientação era menos on-line e mais ao vivo, agora as coisas se inverteram. Use a tecnologia ao seu favor para fazer ligações de áudio ou vídeo para quem mora longe de você.
  • Atenção com o cigarro: para quem é fumante, um período ocioso ou de estresse pode servir como gatilho extra. Além da dependência química, as emoções também podem estar por trás do hábito de fumar. A dica para não cair em tentação é tentar se afastar do que remete ao cigarro, alimentar-se bem, contar com o apoio dos entes queridos e dedicar-se a alguma atividade que seja prazerosa.
  • Não se esqueça de beber água: da composição total do corpo humano, 70% ou mais é constituída de água. Não restam dúvidas sobre a importância dela para o funcionamento do organismo. Além disso, a ingestão de água auxilia no processo de desintoxicação do organismo e ajuda a prevenir doenças.