Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 5 de janeiro de 2022

Covid-19 ou influenza: como saber diferenciá-las

Os sintomas iniciais são muito semelhantes entre a covid-19 e a influenza, o que dificulta essa questão, mas há algumas diferenças. No caso da influenza, os sintomas são bem mais intensos a partir das primeiras 48 horas, enquanto na covid-19 fica bem mais intenso a partir do 5º ou 6º dia. Os sintomas comuns às infecções são coriza, febre, dores no corpo e dor de garganta. Porém, além de estar atento para as características das doenças, é muito importante realizar o teste para confirmar qual o diagnóstico preciso para ter um tratamento adequado.

Para evitar essas infecções respiratórias, as orientações são as mesmas. Use máscara, lave as mãos com água e sabão, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir, espirrar ou depois de usar o banheiro, e evite levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca. Além disso, pessoas com sintomas de gripe ou resfriado devem evitar sair de casa, sobretudo para ambientes fechados e com aglomerações, assim como devem evitar ter contato direto com outras pessoas, como abraços, beijos e apertos de mão.

Caso ainda não tenha se vacinado contra a influenza (gripe), procure uma unidade básica de saúde ou uma clínica de imunização para atualização de seu cartão de vacina. Previna-se!