Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 27 de setembro de 2017

Dia Nacional da Doação de Órgãos – 27/09

banner-docacao-orgaos

 

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é comemorado em 27/09 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância das doações para salvar vidas.

A Lei 10.211, de 23 de março de 2001, dispõe sobre o tema e diz que a retirada de órgãos e tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização da família. Ao contrário do que muitos pensam, o corpo do doador, depois da retirada dos órgãos, não sofre deformações.

A doação é simples, mas obedece a critérios rígidos. Após a confirmação da morte cerebral, o doador deve ser mantido adequadamente até a retirada dos órgãos, primeiro o coração e depois pulmões, fígado, pâncreas e rins deixando os tecidos por último.

 

Como ser doador de órgãos
É importante informar à família o desejo de ser doador de órgãos, pois a autorização é concedida pelos familiares.

 

Doação em vida
Também é possível doar órgãos em vida, como por exemplo um dos rins, um dos pulmões, uma parte do fígado, pâncreas, ou um tecido, como a medula óssea, para um parente ou amigo.

É necessário ser juridicamente capaz, ter boas condições de saúde e a doação não pode comprometer as aptidões vitais. Além disso a doação só pode ser realizada para um receptor com indicação indispensável de transplante, sendo o doador parente até quarto grau ou cônjuge. No caso de amigos, é necessária autorização judicial para doar.

 

Fonte: Em.com