Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da mulher
Publicado em: 7 de fevereiro de 2017

Dia Nacional da Mamografia

 

Nurse Assisting Patient About To Have A Mammogram

 

5 de janeiro é o dia nacional da mamografia, exame que detecta o câncer de mama.

O câncer de mama é o segundo mais comum nas mulheres no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O principal meio de lutar contra o problema é realizar o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura, que chegam a 90% no estágio inicial da doença, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A mamografia é o exame mais eficaz para acompanhar o risco de câncer de mama e realizar o diagnóstico precoce. O Ministério da Saúde tem recomendações diversas de acordo com o perfil da mulher. Confira:

  • Aos 35 anos: mulheres que têm histórico familiar da doença devem fazer o exame de mamografia anualmente.
  • A partir dos 40 anos: devem fazer o exame mulheres que não têm histórico familiar de câncer de mama;
  • Entre 50 e 59 anos: pode-se fazer a mamografia com intervalo de até dois anos entre os exames.

 

Muitas mulheres sentem dor durante a mamografia, no entanto, algumas dicas podem ajudar a atenuar o desconforto do exame. Veja abaixo.

  • Agendar a mamografia preferencialmente para a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual. Para que o exame fique mais detalhado e para evitar a dor, não é recomendado o exame para logo antes ou logo depois da menstruação, pois, nessa época, as alterações hormonais costumam deixar as mamas sensíveis e mais densas.
  • Avise se tiver implantes de silicone para que o radiologista ajuste a dose de radiação para melhor visualização das mamas. Também é importante posicionar a paciente, afastando os implantes para um melhor resultado.
  • Vestir duas peças de roupa, por exemplo: calça e camisa de botões. Isso porque, geralmente, para realizar a mamografia a mulher deve tirar toda a parte superior da vestimenta. Por isso, deve-se evitar vestidos e peças difíceis de retirar.
  • Evitar utilizar cosméticos nas axilas e nas mamas no dia do exame, como por exemplo: talco, desodorante, cremes, etc. a medida é importante para evitar uma falsa suspeita de tumor.
  • Levar os exames anteriores para que o médico analise a evolução de alterações nas mamas e faça comparações, facilitando a interpretação do exame pelo médico.
  • O radiologista irá auxiliar a posicionar-se de forma confortável e correta para que toda a glândula seja examinada. É preciso evitar mudar de posição durante o exame para não prejudicar o resultado.
  • A paciente deve informar o médico sobre suas limitações, como rigidez muscular, dificuldade para levantar os braços e outros problemas que podem dificultar a realização da mamografia. Se essas limitações impedem a realização do exame de maneira adequada, deve-se recorrer a outros meios, como o ultrassom.

 

Fonte: Minha Vida