Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 10 de novembro de 2017

Dia Nacional da Surdez – 10/11

banner-dia-nacional-surdez

 

10 de novembro é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez com o objetivo de informar sobre a saúde auditiva e conscientizar sobre o impacto social da perda da audição.

A deficiência auditiva é a mais comum no Brasil, acometendo mais de 15 milhões de brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

 

Causas

A surdez genética pode ser diagnosticada nos primeiros dias de vida do bebê com o teste da orelhinha. O exame é rápido e indolor e colabora para devolver a audição da criança, pois com o tratamento nos primeiros seis meses de vida quase 100% dos casos podem ser revertidos.

Pode ocorrer a perda da audição natural com a idade avançada, mas com tratamentos adequados pode-se melhorar sua qualidade de vida e inteiração social do idoso. Um exemplo são os aparelhos de amplificação sonora [AAS] ou outros equipamentos para a audição.

 

Prevenção

Devido aos altos níveis de poluição sonora recomenda-se reduzir a exposição do ouvido a riscos desnecessários para ter uma audição saudável.

Ruídos muito altos são nocivos à saúde e provocam a perda da audição, zumbidos, distúrbios do labirinto, ansiedade, nervosismo, hipertensão arterial, gastrites, úlceras e impotência sexual.

Recomenda-se a permanência em locais com atividade sonora de 85 decibéis por no máximo 8 horas. Em locais com 90 decibéis, 4 horas; com 95 decibéis, 2 horas; com 100 decibéis, apenas 1 hora.

 

Implante coclea

O implante de cóclea pode reverter a surdez. Um dispositivo eletrônico é inserido no ouvido interno para estimular as fibras nervosas enquanto um dispositivo externo capta os sons. Com essa técnica a pessoa pode ouvir barulhos, além de identificar e saber a direção dos sons.

 

Fonte: Amambai Notícias