Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 30 de outubro de 2017

Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo – 30/10

banner-dia-reumatismo.

 

O termo reumatismo é associado a problemas nas juntas ou articulações. Existem diversas doenças reumáticas, como artrose, artrite reumatoide, esclerodermia, gota e osteoporose, entre outras.

 

Artrose:

Apresenta dor nos dedos das mãos ou nos joelhos e piora no clima frio. Acontece devido ao desgaste natural da cartilagem que reveste as articulações, sendo mais comum em pessoas acima dos 50 anos.

 

Artrite reumatoide:

Está relacionada ao desequilíbrio do sistema imune e causa a inflamação das juntas. A doença causa dores, inchaço, vermelhidão e calor nas regiões inflamadas, que podem ser os dedos das mãos, ombros, joelhos punhos e cotovelos. A doença também pode causar uma dificuldade em abrir ou fechar as mãos pela manhã, assim que acorda, mas com o tratamento correto esses sintomas são reduzidos. A artrite reumatoide afeta principalmente as mulheres.

 

Osteoporose:

Pode acometer tanto homens quanto mulheres. A osteoporose caracteriza-se pela redução e porosidade da massa óssea. Nas mulheres os primeiros sintomas manifestam-se após a menopausa, devido a redução do estrógeno (hormônio feminino). A doença causa maior risco de fraturas que podem acontecer com quedas e traumas leves.

 

A pessoa que tem alguma doença reumática deve receber tratamento multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida e evitar sequelas.

 

Fonte: Hospitais Brasil