Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da mulher
Publicado em: 13 de março de 2015

Entenda as causas da dificuldade para engordar

Mesmo com a obesidade como um problema de saúde pública, há pessoas que lutam (e muito!) para engordar, mas não conseguem.

O índice de massa corpórea (IMC), o qual se obtém por meio do cálculo do peso dividido pela altura ao quadrado, quando abaixo de 19 kg/m² indica que o indivíduo está magro. Há muita preocupação quando o IMC está abaixo de 17. Mas, há pessoas com uma magreza saudável, quando é o biótipo da pessoa.

No caso dos chamados “magros de ruim”, aquelas pessoas que comem o que querem e não engordam, existem várias teorias. A mais notável é a ação das UCPS (uncoupled proteins) ou proteínas desacopladoras, que quando em grande quantidade dissipam a energia consumida pelo aumento na forma de calor, e então não ocorre armazenamento na gordura. Sabe-se que os magros têm uma maior quantidade em relação as pessoas gordinhas, e por conta disso, os “magros de ruim” comem mais e não engordam.

Doenças da tireóide (hipertireoidismo), diabetes descompensado, infecções, cânceres (dos mais diversos tipos), anorexia, AIDS, depressão, são algumas das causas da dificuldade em engordar.

É recomendável para a pessoa que pretende ganhar peso rever a alimentação e aumentar o aporte de alimentos energéticos, ou seja, das calorias, porém sem perder de vista a ingestão de alimentos saudáveis: proteínas e gorduras boas. A inclusão de exercícios físicos que utilizam peso, como a musculação, também ajuda a aumentar uns quilinhos devido ao ganho de massa muscular.

IMPORTANTE: Para que a magreza seja avaliada e não esconda uma desnutrição, na dúvida, o recomendável é consultar um médico ou nutricionista.

Fonte: Minha Vida