Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 21 de setembro de 2020

Estresse durante a quarentena aumenta os casos de dentes quebrados

Extresse e dente_792x500

 

Como um vírus que se espalha pelo ar e que pode levar a complicações respiratórias, se relaciona a problemas odontológicos? A principal hipótese é a de que o estresse e as diferentes emoções, vêm à tona neste momento de crise social, econômica e psicológica, provocando assim, problemas bucais. Da mesma forma que o estresse pode causar diversos problemas como, por exemplo, gastrite ou dores nas costas, ele também pode fazer com que, inconscientemente, apertemos os dentes durante o dia e a noite – ou provocar o ranger de dentes durante o sono, conhecido como bruxismo.

“Em momentos como estes, a pessoa nem se dá conta que está realizando esse estresse no dente e acaba levando à fratura, pelo limite da resistência mecânica”, explica a doutora em materiais dentários pela USP e especialista em próteses e disfunções têmporo-mandibulares, Ana Romito.

O que pode ser feito para evitar ou minimizar os riscos de fraturas nos dentes?

Mudanças no estilo de vida, como a realização de atividades físicas, alimentação saudável, trabalhar a respiração e até mesmo fazer terapia ajudam na prevenção. Entretanto, nos casos em que o estresse atingiu níveis patológicos, deve-se procurar um profissional médico, além do cirurgião dentista. Fique atento, caso ocorra algumas das situações abaixo e procure um dentista para te auxiliar no tratamento:

  • Fratura de dentes e/ou próteses;
  • Desgaste excessivo dos dentes;
  • Dores musculares na região da face;
  • Dores de cabeça e zumbidos no ouvido;
  • Dores de ouvido;
  • Dores e/ou estalos na Articulação Têmporo-Mandibular (ATM).

 

Fonte: Folha de São Paulo (com adaptações).