Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 17 de janeiro de 2023

Festivais de música: como eles podem contribuir com a saúde mental

Não importa se você gosta de pop, rock ou eletrônica, ou qualquer outro gênero, ouvir música é considerado uma boa opção para tentar lidar com as emoções e até mesmo controlá-las, principalmente quando há dificuldades de expressar e comunicar o que está se pensando e sentindo.

Mas sabia que escutá-la ao vivo nos festivais pode ser ainda mais benéfico? É que, além dos benefícios como a liberação de hormônios do bem-estar e a redução do estresse, esse tipo de evento combina socialização e tempo ao ar livre, o que contribui para a melhora do estado social, mental e emocional como um todo.

Há, inclusive, estudos que apontam essa experiência musical como uma forma de autoterapia, já que muitas pessoas que costumam frequentar festivais tendem a sair deles mais confiantes, energizadas e com um senso de motivação e positividade que impacta todos os aspectos do dia a dia.

O ato de ouvir música ativa uma ampla gama de neuroquímicos que desempenham um papel crucial na função mental. Por exemplo, escutar uma música que você gosta desencadeia dopamina, o que aumenta o prazer e o relaxamento geral.

Fonte: Porto Saúde