Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 17 de fevereiro de 2021

Fevereiro Roxo: Fibromialgia e depressão

Devido a dores crônicas, é muito comum que a fibromialgia leve a anormalidades no sistema nervoso do organismo humano e altere a forma como as pessoas lidam com o estresse relacionado a doença e ao cotidiano. A fadiga constante também gera alterações sociais e comportamentais como o isolamento de atividades, ansiedade, falta de energia, sentimentos de culpa e muitos outros sintomas que desencadeiam até mesmo a depressão. 

Pacientes que possuem depressão associado a fibromialgia geram um círculo vicioso, tendo maiores dificuldades no tratamento da doença, sentindo mais dores e agravando seu quadro clínico. Seguir um tratamento adequado da fibromialgia, por vezes, associado ao um tratamento antidepressivo pode ser fundamental para que a síndrome seja controlada. 

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma boa forma de trabalhar os sintomas da fibromialgia e da depressão. Essa abordagem leva em conta principalmente a forma como cada um age perante os acontecimentos do dia a dia, assim é possível entender e modificar as emoções e o modo de agir do paciente. Na Fibromialgia, a TCC auxilia o paciente a entender melhor e a interpretar suas atitudes frente à dor e demais sintomas, para enfrentá-los de forma eficiente e mais leve.