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Publicado em: 29 de abril de 2021

Gorduras do bem: você sabe quais são e seus benefícios?

As gorduras insaturadas (mono e poli-insaturadas), também conhecidas como gorduras do bem, têm duplas ligações de carbono. São de origem vegetal e líquidas na temperatura ambiente. Elas cumprem papéis importantes no organismo. Sua deficiência pode causar perda de memória, prejuízos ao metabolismo ósseo e à absorção de vitaminas.

Algumas formas do nutriente são produzidas no organismo, outras obtidas a partir da ingestão de alimentos. As gorduras insaturadas, divididas em poli-insaturadas e monoinsaturadas, na devida proporção, exercem efeito anti-inflamatório, melhoram a coagulação e reduzem o colesterol ruim (LDL). Com bom senso e equilíbrio na escolha, azeite de oliva, nozes, amêndoas, castanhas, abacate, óleo de canola, de girassol, de milho, de soja, salmão, atum, sardinha e linhaça são ótimas fontes de gorduras do bem e consideradas essenciais para a saúde.

De modo geral, o abuso das gorduras, principalmente as saturadas, está associado a doenças cardiovasculares e a inflamações. Já as gorduras trans, obtidas por meio de um processo químico, são transformadas em gordura sólida e aumentam os níveis LDL e diminuem o bom colesterol (HDL). Para saber se está consumindo em excesso esse tipo de gordura, o ideal é realizar exame de sangue ou exames de imagem. Talvez um importante indício deste excesso possa estar no acúmulo de gordura visceral, que é aquela gordura que fica muito presente na barriga, que deixa a barriga dura. 

Fonte: HCOR