Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 14 de maio de 2021

Maio Roxo – Mês de Conscientização das doenças inflamatórias intestinais

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa pertencem a um grupo de condições conhecidas como doenças inflamatórias intestinais. Muitos sintomas que ocorrem nessas doenças são inespecíficos e também podem estar relacionados a outras condições gastrointestinais, tais como gastroenterite infecciosa, diarreia do viajante, doença celíaca, doença da vesícula biliar, pancreatite, úlceras estomacais, síndrome do intestino irritável e câncer colorretal. Eliminar outras doenças possíveis faz parte do processo de diagnóstico.

A primeira etapa do diagnóstico é realizada durante a consulta inicial com um gastroenterologista. Esse é o especialista qualificado para diagnosticar a doença inflamatória intestinal. O sucesso do tratamento começa com um diagnóstico preciso. Seu médico deverá identificar a extensão da doença, avaliar riscos, bem como definir a terapia mais adequada e eficaz para cada caso.

Ao identificar algum sintoma intestinal fora do comum, que seja persistente e que chame sua atenção, procure um especialista. Sua vida e sua qualidade de vida valem muito.

Fonte: Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn