Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da mulher
Publicado em: 10 de fevereiro de 2015

Mitos e Verdades sobre a sua boca

É comum ouvirmos coisas como “tomar mate escurece os dentes”, “mastigar tampa de caneta estraga a mordida”, “mascar chiclete previne ma hálito”, etc.

 Veja abaixo, algumas verdades e mitos sobre a sua boca, segundo o cirurgião dentista Flávio Luposeli.

“Creme dental clareador funciona” (MENTIRA): A limpeza que esse tipo de creme dental faz é apenas superficial, dando uma falsa impressão de dentes mais claros. Por outro lado, este tipo de pasta de dente pode ser usada como complemento às técnicas de clareamento para que o resultado, conquistado pelo seu dentista, seja mantido. Atenção: Este tipo de creme dental pode causar prejuízos em relação à estrutura dos esmaltes dos dentes, por conta de sua abrasividade.

“Palitar os dentes machuca a gengiva” (VERDADE): Normalmente, quem tem este hábito não sabe manejar de forma adequada o palito, causando ferimentos na gengiva. O recomendável é que os palitos de dentes sejam usados apenas em situações de emergência para a remoção (sem tocar na gengiva) de resíduos entre os dentes. Vale lembrar que a melhor maneira para esta etapa da higienização bucal ainda é o fio dental.

“Maçã substitui a escovação” (MENTIRA): Definitivamente, não! Pelo fato da maçã não ser um alimento fibroso, ela promove uma limpeza, porém esta não elimina a necessidade da escovação. Após ingerir a fruta, a qual contém açúcar e é bastante ácida, a escovação com o uso de escova e fio dental deve acontecer.

“Mascar chiclete acaba com o mau hálito” (MENTIRA): Na hora, você pode sentir um alívio por conta do aroma e sabor da goma de mascar, porém este efeito é temporário e, quando a real causa do mau hálito não é tratada, o odor desagradável volta logo depois.

“Siso não serve para nada” (MENTIRA): Quando o siso nasce em perfeita ordem, este não representa nenhum risco para a saúde bucal e terá o mesmo funcionamento que os demais dentes. Já, em alguns casos, é recomendável extraí-lo, porém não é regra.

“Chupar limão desgasta o dente” (VERDADE): A acidez do limão pode corroer o esmalte dos dentes. Geralmente, quem tem esta prática, três a quatro vezes por dia, pode apresentar desgaste com o passar do tempo. Porém, quando a pessoa apenas ingere limonada, sem ter o hábito e chupar o limão, mesmo que diariamente, dificilmente o esmalte dos dentes será estragado. É importante lembrar que após o consumo do limão (ou limonada), a boca deve ser higienizada.

“Escova dura limpa melhor” (MENTIRA): Além de machucar a gengiva, por conta do atrito, as cerdas nada macias, junto com a força empregada, representam riscos ao esmalte dos dentes, além de aumentar a sensibilidade dos dentes.

“Morder caroço faz mal” (VERDADE): O maior risco é o de uma fratura do dente.

“Antibiótico deixa o sorriso amarelado (MENTIRA): Não há como a ingestão de antibióticos provocar manchas quando os dentes já estão formados. A origem deste mito tem fundamento: antigamente, era comum os médicos receitarem tetraciclina para crianças com as amídalas inflamadas, o que alterava a coloração dos dentes em formação.

“Mastigar a ponta da caneta prejudica a mordida” (VERDADE): Além de provocar desgaste dos dentes, o ato repetitivo desta prática também pode alterar a posição dos mesmos, causando modificações na mordida.

“Bicarbonato deixa tudo branquinho” (MENTIRA): Na verdade, o bicarbonato faz apenas uma limpeza superficial. Como este retira a sujeira de cima, a pessoa tem falsa impressão de que o sorriso está mais branco, mas não houve clareamento real, apenas superficial.

“Tomar refrigerante escurece a dentição” (VERDADE): Qualquer alimento que contém corante pode manchar os dentes. Algumas bebidas ácidas, como o refrigerante, também podem deixar os dentes porosos. Vale lembrar, ainda, que a maioria destes líquidos tem muito açúcar na composição, provocando cáries.

 Fonte: Mulher.com.br