Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 25 de novembro de 2021

Novembro Azul: uma super atitude que salva vidas Faça seus exames regularmente

O objetivo principal da campanha Novembro Azul é conscientizar os homens sobre o cuidado com a saúde de forma geral, o ano todo; e principalmente alertar sobre o perigo que é a não prevenção do câncer de próstata. É a oportunidade perfeita para quebrar tabus e reforçar a importância da prevenção.

A detecção precoce de um câncer na fase inicial possibilita maior chance de um tratamento bem-sucedido. O câncer de próstata é assintomático no início, o que torna a prevenção muito importante. A descoberta precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, os exames realizados são o de toque retal e o de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Seja o super-herói da sua vida! Consulte-se com um médico anualmente para um checkup urológico, assim você diminui os riscos de câncer de próstata e outras doenças.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA) / Ministério da Saúde