Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Espaço da Saúde
Publicado em: 25 de outubro de 2021

Obesidade: fator de risco para outras doenças

A obesidade está associada a riscos para a saúde devido à sua relação com complicações como aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos e resistência à insulina. As doenças crônicas, tais como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, já são velhas conhecidas da obesidade.

Mas vale lembrar que, além dessas enfermidades, o aumento de peso também predispõe o indivíduo a desenvolver problemas articulares, complicações respiratórias e problemas no trato gastrointestinal, como o refluxo, além de ampliar o risco de câncer. Falando em termos de covid-19, a obesidade pode ser também um fator de risco.

A determinação do sobrepeso e da obesidade está no conjunto de fatores que constitui o modo de vida das populações modernas, que consomem cada vez mais alimentos processados, energeticamente densos e ricos em açúcares, gorduras e sódio com uma quantidade de calorias consumidas além da necessidade individual. Esse desequilíbrio decorre, em parte, das mudanças do padrão alimentar aliados à reduzida prática de atividade física, tanto no período laboral como no lazer.

Ter uma alimentação adequada e saudável é a melhor forma de prevenir o sobrepeso e a obesidade. Sempre opte por alimentos obtidos diretamente de plantas ou de animais ou então aqueles que foram submetidos a processos que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. Especialistas indicam que a prática regular de exercícios físicos também é um importante aliado da saúde, tornando-se uma boa ferramenta para controle e prevenção da obesidade.

Fonte: Blog Saúde Brasil (Ministério da Saúde)