Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 19 de outubro de 2021

Os benefícios do ácido fólico

O ácido fólico, também conhecido por vitamina B9 ou folato, é uma vitamina que faz parte do complexo B e que participa em várias funções no organismo, principalmente na formação das células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento humano.

Além disso, ele é importante também para manter a saúde do cérebro, das artérias e do sistema imunológico, prevenindo doenças como infarto, câncer e demência. Essa vitamina pode ser encontrada em diversos alimentos como espinafre, feijão e levedura de cerveja, no entanto também pode ser obtida em forma de suplemento, encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais.

A deficiência do ácido fólico pode gerar problemas de saúde, tais como derrame, anemia, depressão, doença de Alzheimer e alguns tipos de câncer. Além disso, também pode causar problemas de saúde durante a gravidez, tais como pressão alta durante a gestação e baixo peso do bebê ao nascer. A quantidade de ingestão diária recomendada do ácido fólico varia de acordo com a idade e a deficiência da vitamina. A suplementação geralmente é recomendada em casos de deficiência dessa vitamina, quando se tem anemia, para gestantes e mulheres que estão amamentando, devendo ser feita com orientação de um médico.