Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 4 de março de 2021

Parar de fumar: Difícil? Sim. Impossível? Não.

Confira abaixo dicas que podem ajudar a eliminar esse mau hábito da sua vida

Os malefícios do cigarro não estão restritos apenas a quem fuma. Quem convive com pessoas que fumam, seja em casa ou no trabalho, além de inalar fumaça tóxica, pode desenvolver diversas doenças a longo prazo. Não fazer mal a quem você ama e com quem convive pode ser um bom estímulo para tomar a decisão de parar de fumar.

Largar o cigarro é uma mudança de hábito que traz benefícios praticamente imediatos, mas parar de fumar não é uma decisão fácil de ser tomada e principalmente realizada. O tabagismo é incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma doença crônica. Logo, o tabagista está sujeito a recaídas. Alguns fumantes só alcançam o sucesso após mais de uma tentativa para deixar de fumar. Para ajudar quem quer parar de fumar, listamos algumas atitudes que podem contribuir para o sucesso da decisão. Confira:

  • Marque na agenda o dia para parar de fumar.
  • Jogue fora objetos que remetam à vontade de fumar.
  • Encontre alternativas para relaxar, tais como assistir a um filme, praticar exercícios físicos ou ler um livro.
  • Evite bebidas alcoólicas e cafeína, pois são gatilhos para o cigarro.
  • Beba muita água.
  • Não desanime e seja paciente.
  • Existem dispositivos como chicletes e adesivos de nicotina, que ajudam a diminuir a vontade de fumar e melhoram os sintomas da abstinência.
  • Há também os remédios naturais – sucos, enxaguantes bucais, pastilhas – que auxiliam nesse processo ou ainda terapias comportamentais. Em alguns casos é necessário o uso de ansiolíticos, prescritos por um médico.
  • Métodos alternativos também podem ajudar muito a controlar a ansiedade pelo cigarro, tais como acupuntura, auriculoterapia com ímãs.
  • Alguns apontam métodos simples como escovar os dentes, fazendo-o sempre que houver vontade de fumar (podendo usar a mão não dominante para estimular a concentração), assim como outros mais sofisticados como terapias a laser (incidência sobre a pele em pontos de acupuntura).

De todas as alternativas disponíveis, a mais eficiente é a força de vontade. Todos os demais métodos são de apoio e auxílio, mas a sua escolha de parar de fumar é o mais importante e eficaz, além de poder contar com a ajuda da família e dos amigos.

O Unafisco Saúde está pronto para apoiá-lo(a) nessa decisão. Para sanar dúvidas e obter orientações, entre em contato com o Unafisco Concierge pelo número 0800 028 2777 (opção 1).