Para você e por você

Perguntas e respostas

Perguntas e Respostas – Soft Participativo, Soft II, Unique, Premium II e Platinum

1- Quem pode aderir ao plano Soft Participativo, Soft II, Unique, Premium II e Platinum

Podem ser associados titulares do Plano:
1. Os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil ativos e inativos (aposentados), na condição de sindicalizados em situação regular com o SINDIFISCO NACIONAL;
2. Os beneficiários pensionistas contribuintes; e
3-Os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil demitidos dos quadros da Receita Federal do Brasil ou inativos cuja aposentadoria tenha sido cassada, desde que mantenham o pagamento das mensalidades e outras obrigações financeiras do Plano em dia e filiação regular ao SINDIFISCO NACIONAL, na forma como dispõe o § 3º. do artigo 5º. do Estatuto.

2-Quem pode ser dependente:

Nova adesão

Titulares que já estão ativos nos planos, mas que querem incluir novos dependentes, devem ficar atentos às possibilidades de inclusão expostas no quadro abaixo.

Ex: o titular Soft Participativo pode incluir dependentes no mesmo plano e no Soft II. Já o titular Premium (Planos ativos com adesão suspensa) e Unafisco Saúde Premium II pode incluir dependentes no Premium II, Unique, Soft Participativo e Soft II.


TitularDependentes
Soft II Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum
Soft Participativo Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum
Unique Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum
Platinum Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum
Premium II Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum

LEGENDA

Disponível

Indisponível

Novos dependentes
Titulares que já estão ativos nos planos, mas que querem incluir novos dependentes, devem ficar atentos às possibilidades de inclusão expostas no quadro abaixo.

Ex: o titular Soft Participativo pode incluir dependentes no mesmo plano e no Soft II. Já o titular Premium I e II (Planos ativos com adesão suspensa) pode incluir dependentes no Premium II*, Unique, Soft Participativo e Soft II.
*Somente novo cônjuge, neto(a) ou filhos do titular

TitularDependentes
Soft II Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum
Soft Participativo Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum
Unique Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum
Platinum Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum
Premium II Soft II Soft Participativo Unique Premium II Platinum

LEGENDA

Disponível

Indisponível

Grau de parentesco
Confira abaixo os graus de parentesco aceitos por cada plano para inclusão de dependentes.

Soft II Soft Participativo Unique Premium I e II Platinum
Grau de parentesco Pai/mãe Pai/mãe Pai/mãe Pai/mãe Pai/mãe
Avô(á) Avô(á) Avô(á) Avô(á) Avô(á)
Bisavô(á) Bisavô(á) Bisavô(á) Bisavô(á) Bisavô(á)
Cônjuge/Companheiro(a) Cônjuge/Companheiro(a) Cônjuge/Companheiro(a) Cônjuge/Companheiro(a) Cônjuge/Companheiro(a)
Irmão(ã) Irmão(ã) Irmão(ã) Irmão(ã) Irmão(ã)
Padastro/Madrasta Padastro/Madrasta Padastro/Madrasta Padastro/Madrasta Padastro/Madrasta
Sobrinho(a) Sobrinho(a) Sobrinho(a) Sobrinho(a) Sobrinho(a)
Sogro(a) Sogro(a) Sogro(a) Sogro(a) Sogro(a)
Tio(a) Tio(a) Tio(a) Tio(a) Tio(a)
Cunhado(a) Cunhado(a) Cunhado(a) Cunhado(a) Cunhado(a)
Primo(a) Primo(a) Primo(a) Primo(a) Primo(a)
Filho(a) Filho(a) Filho(a) Filho(a) Filho(a)
Neto(a) Neto(a) Neto(a) Neto(a) Neto(a)
Bisneto(a) Bisneto(a) Bisneto(a) Bisneto(a) Bisneto(a)
Trisneto(a) Trisneto(a) Trisneto(a) Trisneto(a) Trisneto(a)
Genro Genro Genro Genro Genro
Nora Nora Nora Nora Nora
Enteado(a) Enteado(a) Enteado(a) Enteado(a) Enteado(a)
Menor sob guarda Menor sob guarda Menor sob guarda Menor sob guarda Menor sob guarda

LEGENDA

Disponível

Indisponível
3-Rede credenciada:
Soft IISoft ParticipativoUniquePremium IIPlatinum
Unimed (Rede básica) Unimed (Rede básica)Unimed (Rede básica + especial) Unimed (Rede básica + especial + Master) Unimed (Rede básica + especial + Master)
Gama Saúde (Rede básica) Gama Saúde (Rede básica) Gama Saúde (Rede básica + especial) Gama Saúde (Rede básica + especial) Gama Saúde (Rede básica + especial)
Amil (Rede 400) Amil (Rede 400) Amil (Rede 500) Amil (Rede 700) Amil (Rede 700)
***** ***** Uniodonto (Rede odontológica) Uniodonto (Rede odontológica) Uniodonto (Rede odontológica)
***** ***** ***** Rede contratada direta Rede contratada direta
***** ***** ***** ***** Odonto Group (Rede única)
4- Características dos planos:
NOME COMERCIAL PLANO >> SOFT II SOFT PARTICIPATIVO UNIQUE PREMIUM II Unafisco Saúde Platinum
Registro ANS Nº. 471839149 Nº. 478132175 Nº. 478131177 Nº. 468235121 Nº. 487705205
Situação do Plano ANS Ativo Ativo Ativo Ativo Ativo
Tipo de Contratação Coletivo por adesão Coletivo por adesão Coletivo por adesão Coletivo por adesão Coletivo por adesão
Segmentação Assistencial "Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia "Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia "Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia + Odontológico "Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia + Odontológico "Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia + Odontológico
Odontologia Não há Não há Sim (Rol ANS) Sim (Rol ANS) + extra ROL Sim (Rol ANS) + Ortodontia
Formação do preço: Preestabelecido Preestabelecido Preestabelecido Preestabelecido Preestabelecido
Vínculo do Beneficiário: Sem Vínculo Empregatício Sem Vínculo Empregatício Sem Vínculo Empregatício Sem Vínculo Empregatício Sem Vínculo Empregatício
Padrão de acomodação Apartamento (Acomodação Individual) Apartamento (Acomodação Individual) Apartamento (Acomodação Individual) Apartamento (Acomodação Individual)
Coparticipação Não há 30% em consultas, exames, terapias e atendimentos ambulatoriais, limitado em R$ 200 (duzentos reais) por mês e por beneficiário 30% em consultas, exames, terapias e atendimentos ambulatoriais, limitado em R$ 400 (Quatrocentos reais) por mês e por beneficiário Não há Não há
Cobertura de procedimentos Limitada ao Rol ANS Limitada ao Rol ANS Limitada ao Rol ANS Rol + cerca de 380 procedimentos extra cobertura obrigatória Limitada ao Rol ANS
Serviços e coberturas adicionais: Não há Não há Não há - Assistência/internação domiciliar (Home Care)*
- Acesso a rede odontológica de forma direta
- Check up executivo (*Por meio de campanhas Pré estabelecidas)
- Cirurgia por técnica robótica*
- Escleroterapia de veias
- Hidroterapia
- Métodos terapêuticos especiais (ABA, TEACCH, Therasuit, Pediasuit)
- Odontologia extra rol (Ortodontia, próteses dentárias, implante e enxerto ósseo*)
- Rede hospitalar exclusiva (Sirio Libanês SP e DF, Clínica São Vicente Gávea - RJ)
- RPG (Reeducação Postural Global)
- Transplantes não obrigatórios (fígado,coração e pâncreas)*
- Transporte aero médico*
- Tratamento Transcateter (TAVI) - Procedimento cardíaco minimamente Invasivo
- Vacinas preventivas
+ cerca de 380 procedimentos adicionais ao Rol obrigatório da ANS.
*Sujeito a regulação/autorização, critérios técnicos e cobertura regulamentar.
- Acesso a rede odontológica de forma direta
- Check up executivo (*Por meio de campanhas pré estabelecidas)
- Cirurgia por técnica robótica*
- Odontologia extra rol (Ortodontia e próteses dentárias),
- Tratamento Transcateter (TAVI) - Procedimento cardíaco minimamente Invasivo
- Vacinas preventivas (*Por meio de campanhas pré estabelecidas).
*Sujeito a regulação/autorização, critérios técnicos e cobertura regulamentar.
Livre Escolha: Não há Não há Reembolso conforme valores – Referencial de Honorários Médicos do Unafisco Saúde (RHMUS) e demais tabelas praticadas pelo plano (Com redutor de 30%). Reembolso limitado ao rol de procedimentos obrigatórios estabelecido pela ANS. Reembolso conforme valores – Referencial de Honorários Médicos do Unafisco Saúde (RHMUS) e demais tabelas praticadas pelo plano. Reembolso conforme valores – Referencial de Honorários Médicos do Unafisco Saúde (RHMUS) e demais tabelas praticadas pelo plano (Com redutor de 20%). Reembolso limitado ao rol de procedimentos obrigatórios estabelecido pela ANS.
Rede de atendimento: básica conforme opções disponibilizadas por intermédio das redes parceiras. Consulte a rede credenciada correspondente através dos links: Pesquisa Avançada básica conforme opções disponibilizadas por intermédio das redes parceiras. Consulte a rede credenciada correspondente através dos links: Pesquisa Avançada básica + rede adicional conforme opções disponibilizadas por intermédio das redes parceiras. Consulte a rede credenciada correspondente através dos links: Pesquisa Avançada e Tabelas Rede Indireta básica + rede adicional (direta e indireta) + rede exclusiva conforme opções disponibilizadas por intermédio das redes parceiras. Consulte a rede credenciada correspondente através dos links: Pesquisa Avançada básica + rede adicional (indireta e direta exclusivamente odontológica) + rede diferenciada (exceto hospitais exclusivos plano Premium) conforme opções disponibilizadas por intermédio das redes parceiras. Consulte a rede credenciada correspondente através dos links: Pesquisa Avançada
5 - Preciso de quais documentos para aderir aos planos Soft Participativo, Soft II, Unique ou PREMIUM II?

Documentos necessários para avaliação de inclusão titular e grupo familiar, se for o caso (cópias simples):
1. Termo de inscrição/Termo de Acordo assinado em uma via, bem como Ficha Complementar para adesão de dependentes e/ou agregados (quando for o caso). É obrigatório o preenchimento de todos os formulários contemplados)
2. Declaração de Saúde Individual
3. Cópia da Carteira Identidade – RG – CPF – PIS/PASEP (OBRIGATÓRIOS)
4. Contracheque do beneficiário (ativo aposentado ou pensionista)
5. Comprovante bancário (copia cartão bancária ou extrato bancário)
6. Cópia do documento comprobatório da relação de parentesco e/ou dependência econômica dos dependentes e/ou agregados em relação ao titular (certidão de casamento ou declaração de convivência assinada com nº do CPF de duas testemunhas, certidão de nascimento, guarda de menor, atestado de invalidez). Para inscrição de ex-cônjuges: Cópia da sentença judicial da separação ou do divórcio, Certidão de casamento com averbação do divórcio ou Rescisão da Declaração de União Estável.

Para análise de compra/redução de carência (s):
• Cópia dos 03 últimos boletos pagos ou originais, desde que esteja com até 59 dias do último pagamento;
• Cópia do contrato ou termo com o mesmo número da carteirinha ou do comprovante de pagamento;
• Cópia da carteirinha com início da vigência contratual juntamente com a declaração do plano contendo dados do plano de origem tais como: Abrangência geográfica, segmentação assistencial, padrão de acomodação e etc.

As cópias digitalizadas dos documentos pessoais, ficha de inscrição e declaração de saúde devem ser encaminhados de seguinte forma:

1. Acesse o site Unafisco Saúde (www.unafiscosaude.org.br) >> Fale Conosco/Ouvidoria e siga as instruções de preenchimento do formulário:
o Tipo: Selecione a opção: “Beneficiário”;
o Assunto: Selecione a opção: “Inclusão – titular e/ou grupo familiar”;
o Beneficiário: Clique na “lupa” (pesquisar) e localize o nome do beneficiário. Caso não localize preencha o nome completo no campo “Solicitante”;
o Solicitante: Não obrigatório preenchimento se devidamente identificado campo “Tipo”;
o E-mail do Beneficiário: Informar o principal e-mail para contato;
o E-mail Secundário: Opcional, informar um segundo e-mail para contato;
o Telefone: Informe o DDD (dois dígitos) e o principal telefone de contato;
o Solicitação: Campo livre para registro de informações complementares;
o Anexos: Anexar os documentos necessários para a análise de inclusão (listados no item 13, constantes na Ficha de Inscrição).

2. Enviar a documentação assinada (inicialmente enviada de forma digitalizada) para a Administração do Unafisco Saúde no seguinte endereço: SCS Quadra 02, Bloco "C", Ed. Cedro II, 7º Andar - Asa Sul - Brasília/DF Cep-70302-914.

6 -Qual o prazo para entrega da documentação?

A Ficha de inscrição e os Documentos devem estar em posse do Unafisco Saúde até o dia 19 do mês vigente, até as 17h30 (horário de Brasília), sem pendências, para que a cobertura seja válida a partir do 1º dia do mês seguinte, caso contrário, é necessário preencher nova Ficha de Inscrição. Confira o calendário abaixo:

CALENDÁRIO - ADESÕES (2021)
SOLICITAÇÕES/PROPOSTAS ENCAMINHADAS DE: INCLUSÃO PREVISTA:
 20/12/2020 a 19/01/2021  01/02/2021
 20/01/2021 a 19/02/2021  01/03/2021
 20/02/2021 a 19/03/2021  01/04/2021
 20/03/2021 a 19/04/2021  01/05/2021
 20/04/2021 a 19/05/2021  01/06/2021
 20/05/2021 a 19/06/2021   01/07/2021
 20/06/2021 a 19/07/2021  01/08/2021
 20/07/2021 a 19/08/2021  01/09/2021
 20/08/2021 a 19/09/2021  01/10/2021
 20/09/2021 a 19/10/2021  01/11/2021
 20/10/2021 a 19/11/2021  01/12/2021
 20/11/2021 a 19/12/2021  01/01/2022
7-Quando o beneficiário recebe a carteirinha e como utilizar o plano enquanto a carteirinha não chega?

Enquanto tramita o processo de confecção dos cartões de atendimento, a administração do Unafisco Saúde disponibilizará um documento/autorização provisória que permitirá atendimento ao beneficiário na rede contratada.

8 -Prazos (Carências)

Os prazos máximos de carência são:

ProcedimentoPrazo máximo de carência
Atendimentos decorrentes de urgência e emergência;- 24 (vinte e quatro) horas
Consultas;- 30 (trinta) dias
Procedimentos simples: serviços de menor complexidade técnica, baixo custo e preventivos. Ex: exames simples, terapias simples, fisioterapias e tratamentos ambulatoriais, raio-x, exames laboratoriais, mamografia etc.)- 180 (cento e oitenta) dias
Procedimentos complexos serviços de alta tecnologia, maior complexidade técnica, alto custo, maior tempo de execução e de atenção por parte do prestador. Ex: exames, terapias e procedimentos especiais, Ressonâncias, Cintilografias, Tomografias, Quimioterapias, Radioterapias, etc. conforme Rol de Procedimentos de Alta Complexidade editado pela ANS.- 180 (cento e oitenta dias)
Internações clínicas;- 180 (cento e oitenta) dias
Internações cirúrgicas - exceto obstétricas;- 180 (cento e oitenta) dias
Internações em Unidade de Terapia Intensiva; e para internações decorrentes de transtornos psiquiátricos por uso de substâncias químicas;- 180 (cento e oitenta) dias
Atendimento dos transplantes cobertos, diálise e hemodiálise e tratamentos de doenças infecto contagiosas;- 180 (cento e oitenta) dias
Partos a termos, assim definidos aqueles que ocorrerem a partir da 37ª semana de gravidez.- 300 (trezentos) dias
9-No Plano Unique ou Soft Participativo qualquer cirurgia é coberta, inclusive cirurgia eletiva?

A cobertura assistencial está restrita ao Rol de Procedimentos e eventos estabelecidos pela ANS. Sendo passível de cobertura e havendo comprovadamente a indicação técnica para realização da cirurgia, a cobertura é oferecida mesmo em caráter eletivo. São cobertas todas a cirurgias contidas no Rol ANS. Para todas as cirurgias em regime de internação hospitalar cobertas nos planos Unique ou Soft Participativo não haverá pagamento da coparticipação.

10-A cobrança da coparticipação, nos planos Unique ou Soft Participativo,
para procedimento ambulatorial é feita por item, ou pelo procedimento completo?

A cobrança da coparticipação é feita pelo procedimento completo, de acordo com a listagem pré-estabelecida pela ANS.

11-Outros detalhes – informações

Observações
1 - O preenchimento da proposta não garante a inscrição no plano. O Unafisco Saúde se reserva o direito de realizar avaliação técnica quantos aos prazos de carência e/ou cumprimento da CPT (Cobertura Parcial Temporária) para procedimentos médicos relacionados a Doenças e Lesões Preexistentes (DLP) estando o proponente titular (beneficiário) desde já ciente de que poderá haver um aditivo de CPT, parte integrante do Termo/Proposta cujo adendo deverá ser assinado pelo beneficiário titular e Unafisco Saúde.

2 - Confere a administração do Unafisco Saúde o direito de prover a avaliação individual e estabelecer carências diferentes por dependentes/agregados, estando o proponente titular (beneficiário) desde já ciente de que poderá haver um aditivo de carências, parte integrante do Termo/Proposta cujo adendo deverá ser assinado pelo beneficiário titular e Unafisco Saúde.

3 - Haja vista a previsibilidade da análise e cumprimento da CPT e, devido a necessidade de solicitação de documentos complementares (entrevista qualificada, Laudos, relatórios e etc.) a data de adesão poderá ser prorrogada seguindo o calendário de adesão.

4 - Fica assegurada a inscrição do filho natural ou adotivo do beneficiário, que possa ser incluído no Plano de saúde, isento do cumprimento dos períodos de carência, desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de 30 (trinta) dias do nascimento ou da adoção, e que o beneficiário ao qual seja vinculado não esteja cumprindo carências.

5 - A confirmação da adesão se dará somente quando o ocorrer a devolução do Termo/Proposta (Habilitação para Ingresso) contendo assinatura sob carimbo do Unafisco Saúde juntamente com os cartões ou autorização provisória de atendimento.

12-Como aderir

Para fazer uma nova adesão ou incluir dependentes, o Auditor Fiscal pode acessar o site www.unafiscosaude.org.br e clicar em “Faça sua Adesão online”. Novas adesões também podem ser feitas através do telefone: 0800 028 2777. Já as inclusões de beneficiários devem ser realizadas também pelo telefone: 0800 028 2777 (Setor de Relacionamento).