Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Notícias em Destaque
Publicado em: 1 de junho de 2023

Qual é a indicação da vacina pneumocócica 13?

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam o uso da VPC13 sempre que possível. A incidência dos três sorotipos adicionais — associados a doença invasiva e resistência a antibióticos — tem aumentado no mundo todo.

A vacina pneumocócica 13-valente oferece prevenção das doenças pneumocócicas em bebês a partir de dois meses de vida até crianças de seis anos de idade, e em adultos maiores de 50 anos. Entre seis anos e 50 anos, recomenda-se a vacina apenas para pacientes com condições clínicas especiais, como doenças crônicas, cardiopatias, doenças pulmonares, câncer, entre outras. 

Para esse grupo especial, a vacinação somente poderá ser administrada mediante indicação médica, sendo necessária apresentação do relatório médico no ato da vacinação.

A VPC13 somente é contraindicada para crianças e adultos que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.

Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)