Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da criança
Publicado em: 14 de novembro de 2014

Remoção do siso evita que os outros dentes encavalem e previne infecções.

Siso01

Quando o siso começa a sair, na maioria das vezes, ele atrapalha a arcada dentária por ter um tamanho incompatível com o restante dos dentes.

Para evitar que isso aconteça, os dentistas geralmente optam por removê-lo. Essa extração previne também infecções graves, lesões que causam perda óssea e problemas na ATM (articulação temporomandibular).

Em alguns casos, o dente nasce de maneira harmoniosa e a retirada não é necessária. No entanto, grande parte dos pacientes tem problemas, especialmente se parte do siso fica encoberta pela gengiva – isso pode causar até uma infecção. Por isso, a extração é indicada principalmente como prevenção para essa e outras complicações.

Quando devo remover o dente siso?

Siso02

O ideal é que o dente seja removido até a formação de um terço da raiz, ou seja, normalmente antes dos 18 anos.

Quanto mais tarde for feita a remoção, mais dolorido é o processo e a recuperação.

Dependendo da posição do siso e da quantidade de osso envolvida na cirurgia, é possível tirar até 4 dentes de uma só vez. Mas normalmente, são extraídos 2 do mesmo lado por vez para que o paciente sempre tenha o outro lado para mastigar.

Como é o pós-operatório?

Siso03

A cirurgia dura em média 40 minutos e o acesso é sempre por dentro da boca. Cerca de 12 horas após a remoção, por causa da força aplicada sobre o dente, é normal aparecer um inchaço que dura de 3 a 4 dias. Nesse período, é importante tomar sorvete para diminuir o inchaço e o sangramento, comer alimentos pastosos e macios e evitar tomar coisas quentes, pelo menos nas primeiras 24 horas.

Além disso, os especialistas não recomendam fazer força, exercícios físicos e abaixar a cabeça para pegar objetos no chão já que isso pode levar o sangue para a cabeça e atrapalhar a coagulação.

Dormir com a cabeça mais alta que o corpo, por exemplo, com dois travesseiros, também pode contribuir para uma boa recuperação, assim como escovar os dentes corretamente para prevenir infecções.

Fonte: Bem Estar_ Rede Globo