Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 13 de fevereiro de 2015

Saiba quando é recomendado colocar aparelho em dentes de leite

Ainda no primeiro ano de vida da criança, deve acontecer a primeira visita ao odontopediatra, geralmente é quando o primeiro dente da criança aponta na gengiva. Neste período, o especialista irá orientar como a higiene bucal deve ser realizada e dará dicas sobre a prevenção de cáries.

Depois, o acompanhamento pode ser feito a cada seis meses. Durante as visitas ao dentistas, é possível que ele considere o uso de aparelho móvel nos dentes de leite.

Normalmente, os dentes de leite começam a cair por volta dos cinco anos de idade. Mas, nesse período, por meio da ortopedia funcional dos maxilares, problemas de encaixe dos dentes podem ser resolvidos com tratamentos especializados, antes do nascimento dos dentes definitivos.

A ortopedia funcional dos maxilares consiste no tratamento de crianças em fase de crescimento, atuando de forma preventiva e tendo como objetivo a estimulação do crescimento e desenvolvimento das bases ósseas (maxilar e mandíbula) para a adequada acomodação dos dentes permanentes.

Vale lembrar que o aparelho fixo é recomendado apenas para crianças que já desenvolveram a dentição mista (dentes de leite e permanentes). Porém, algumas situações exigem o uso de aparelho móvel, ainda na fase de desenvolvimento:

Dentes tortos: Se a criança possui mau posicionamento da arcada, é recomendável o início do tratamento, já que o problema é na arcada e não nos dentes. O tratamento nesta fase é importante para receber os dentes permanentes com a base óssea preparada eles.

Traumas: Quando as crianças começam a andar, elas estão mais expostas a tombos e batidas que podem causar algum trauma. Normalmente, os dentes permanentes da frente só nascem por volta dos sete anos de idade. Se por algum motivo a criança perder o dente antes dele cair naturalmente, é possível usar próteses fixas que não atrapalham o crescimento normal do dente permanente. Este procedimento evita constrangimento para a criança quando em contatos com outras que ainda não perderam o dente – na escola, por exemplo.

Oclusopatia: A oclusopatia é um problema de encaixe dos dentes provocado, muitas vezes, por hábitos prolongados como chupeta e chupar dedo, os quais provocam problemas como a mordida aberta, quando a parte de cima e a de baixo não se encontram; e, a mordida cruzada, quando os dentes inferiores se sobrepõem aos superiores. Neste caso, o uso do aparelho é recomendado para levar uma assimetria da face no futuro e evitar problemas relacionados à respiração e à mastigação da criança.

Fonte: Revista Crescer