Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da criança
Publicado em: 25 de fevereiro de 2015

Saiba um pouco sobre a halitose (ou mau hálito)

A saliva é um elemento de grande importância por desempenhar várias funções como defesa contra bactérias, auxílio na mastigação, auxílio na digestão de alimentos, entre outras.

A halitose (ou mau hálito) pode ser ocasionada pela baixa produção de saliva, e não necessariamente por uma má higiene bucal. Por isso, o recomendável é que visitas ao dentista sejam realizadas regularmente.

Há aproximadamente 60 causas diferentes para o mau hálito, sendo que em mais de 90% dos casos a origem deste se dá na cavidade bucal.

O QUE É?

O mau hálito ou halitose não é uma doença, mas um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, e o problema deve ser identificado e tratado.

O nome halitose, termo médico para designar o mau hálito deriva do latim Halitus que significa ar expirado.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HALITOSE (ABHA)

Esta associação foi fundada há mais de 15 anos e é a principal referência brasileira quando se fala em halitose. A instituição atua em alertar a população sobre cuidados com a saúde bucal, como advertir contra o uso indevido de produtos bucais que não possuem registros junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 Ainda, a ABHA incentiva ações de prevenção e orientação referentes à higiene bucal, como campanhas e outras ações de caráter informativo, e ações de utilidade pública, visando orientar e esclarecer tanto a população quanto profissionais da área da saúde sobre a halitose, suas causas, consequências, medidas preventivas, tratamentos e outros aspectos sobre  esta temática.

Leia mais sobre a halitose.

Fonte: Segs