Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 21 de novembro de 2022

Saúde mental: como lidar com a perda de um ente querido?

O luto é uma experiência difícil. A perspectiva de uma vida sem o ente querido pode ser assustadora, especialmente quando o laço é forte.

A maneira como cada pessoa enfrenta o luto é única e depende da personalidade, inteligência emocional, experiências de vida, fé e intensidade do vínculo afetivo. Algumas pessoas sofrem por um longo período, enquanto outras conseguem administrar as suas emoções e o luto é minimizado.

Como lidar com tudo isso?

  • Permita-se ficar triste, chore, sinta raiva, tenha saudade. Não é errado viver o luto.
  • Seja paciente e deixe o tempo curar as suas feridas, viva um dia de cada vez e, quando a tristeza vier, pense nas coisas boas, revisite momentos divertidos e alegres junto à pessoa que se foi.
  • Tente manter o seu estilo de vida normal, estude, trabalhe, converse, planeje e se relacione.
  • Perdoe-se por todas as coisas que você gostaria de ter dito e não disse, assim como pelo que gostaria de ter feito e não fez. A culpa agrava a tristeza.
  • Dê uma pausa e não fique pensando somente em sua perda. Vá ao cinema, faça uma viagem e diversifique as suas atividades para que a sua mente se distraia da tristeza, mesmo que momentaneamente.

Apesar de ser doloroso, é possível aprender a lidar e conviver com o luto de maneira mais sadia. Se para você estiver muito difícil passar por esse percurso sozinho, peça ajuda.