Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 20 de setembro de 2022

Setembro Amarelo: Como ajudar uma pessoa sob risco de suicídio?

Se você identificou comportamentos incomuns em alguém das suas relações, agora o foco será ajudar essa pessoa. As orientações sobre o que deve ser feito diante de uma pessoa sob o risco de suicídio são:

  • Encontre um momento oportuno e um local calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. Deixe-a saber que você está lá para ouvir, ouça-a com a mente aberta e ofereça seu apoio.
  • Incentive a pessoa a procurar ajuda de um profissional, como um psiquiatra ou psicólogo. Ofereça-se para acompanhá-la a uma consulta.
  • Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Busque ajuda de profissionais de serviços de emergência, um serviço telefônico de atendimentos a crises (CVV – 188), um profissional de saúde, ou consulte algum familiar dessa pessoa.
  • Se a pessoa com quem você está preocupado(a) mora com você, assegure-se de que ela não tenha acesso a meios para provocar a própria morte, por exemplo pesticidas, armas de fogo ou medicamento.
  • Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo. 

Fontes: Prevenção do Suicídio: um recurso para conselheiros. Organização Mundial da Saúde (OMS). Genebra 2006 / Suicídio: Informando para Prevenir. Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) 2014.