Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 9 de setembro de 2021

Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio. O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o suicídio como um grave problema de saúde pública mundial.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais que podem ser tratadas. As situações que levam a esse fim também podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.

O reconhecimento dos fatores de risco é fundamental e pode ajudar. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188.

Fonte: Centro de Valorização da Vida (CVV)