Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 2 de setembro de 2019

Setembro Amarelo

O mês de setembro é o mês da prevenção ao suicídio. Esse mês tem como objetivo de chamar a atenção da população para o suicídio que é um problema de saúde pública, sendo uma das causas de mortes mais frequentes no mundo, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos.

Segundo um relatório da OMS realizado em 2016, mais de 800 mil pessoas são vítimas de suicídio todos os dias, e 75% desses casos acontecem em regiões de baixa renda. A maioria dos suicídios são cometidos por pessoas que sofrem de algum transtorno mental ou passam por situações difíceis como crise financeira, amorosa ou de perda. A depressão, relacionada a 30% dos casos de morte, a esquizofrenia, responsável por 14% e a ingestão de álcool tendem a ser uns dos fatores que mais contribuem para o suicídio.

PREVENÇÃO

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos com acompanhamento psicológico. A prevenção ao suicídio inclui o tratamento médico adequado ao problema apresentado pelo individuo, tratamento farmacológico e acompanhamento psicoterápico, a fim de prevenir a tentativa de suicídio, porém, ter um suporte da família é um dos aspectos fundamentais para recuperação do indivíduo.

Na maioria dos casos de suicídio, em algum momento o indivíduo manifestou o pensamento sobre o ato, então, é importante ficar atento aos sinais e não tratar isso de forma banal, como se a pessoa quisesse apenas “chamar atenção”.

Fonte: Evidencias