Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 2 de dezembro de 2020

Unafisco Saúde esclarece que ainda não há previsão para plano vacinal contra covid-19

A corrida pelo desenvolvimento de uma vacina eficaz contra a covid-19 tem mobilizado muitos laboratórios e universidades em todo o mundo. O mesmo acontece no Brasil. No momento estima-se que milhões de doses possam ser produzidas pelo Instituto Butantã e pela Fundação Oswaldo Cruz, por meio de transferência de tecnologia em parceria com empresas estrangeiras. Acredita-se que possa ocorrer no primeiro semestre de 2021 a existência de doses de uma vacina, no entanto, não é possível afirmar que haverá uma cobertura vacinal de 100% da população brasileira já de início, é algo gradual, que depende muito de variáveis como a capacidade de produção e de matéria-prima disponível. É discutido pelo governo federal que as prioridades serão para pessoas de grupos de risco (profissionais de saúde, idosos, segurança pública, entre outros).

O Unafisco Saúde está atento às pesquisas divulgadas na mídia e pela comunidade científica, a qual apresenta, até o momento, um dado de 4 vacinas com eficácia testada, variando de 90% a 95% de eficiência. Ainda não se tem conhecimento quanto à possível venda de algum tipo de vacina, exceto as que serão fornecidas de forma gratuita e diretamente pelo Ministério da Saúde.

Esperamos por uma vacina acessível e eficiente, que inicialmente deve ser administrada em duas doses, conferindo um tipo de resposta imunológica contra o vírus no organismo humano. Estamos trabalhando para garantir o melhor para nossos beneficiários e não pouparemos esforços em adquirir o máximo de informação e recursos tão logo possível. Mas ainda não é possível estimar um plano vacinal para nossos beneficiários, uma vez que não temos nem mesmo uma vacina disponível.

Por esse motivo, reforçamos as ações de cuidados e precauções quanto à disseminação do SARS-CoV2, higienizando as mãos, fazendo uso de máscara facial e evitando aglomerações. Continuamos atuando firmes em nosso propósito e nas ações do Protocolo de Atenção à covid-19. Estamos sempre à disposição para atendê-los.