Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 3 de julho de 2020

Você sabe quais são as principais vacinas para adolescentes?

Você sabe vacina adolescente_792x500_2

 

As vacinas criam artificialmente e sem riscos, um estado de proteção contra determinadas doenças infectocontagiosas e graves, e quando administradas, estimulam o organismo à produção de ANTICORPOS (defensores do organismo) contra bactérias ou vírus. O Ministério da Saúde adota o calendário de vacinação que se divide em fases de faixas etárias. O cartão de vacinação deve ser frequentemente atualizado. Algumas vacinas só são administradas na adolescência. Outras precisam de reforço nessa faixa etária. Abaixo, as principais vacinas para adolescentes:

HPV: protege contra o Papilomavírus Humano que causa cânceres e verrugas genitais. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. A vacina deve ser tomada pelas meninas entre os 9 e 14 anos, e entre os 11 e 14 anos pelos meninos.

Meningocócica C (conjugada): previne doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C.  A vacina atua fazendo com que o organismo produza a sua própria proteção (anticorpos) contra a bactéria do grupo C. Deve ser tomada entre os 11 e 14 anos.

Hepatite B: protege contra a Hepatite B, doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. A Hepatite B é grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado. Deve ser tomada entre os 10 e 19 anos.

Febre Amarela: protege contra a febre amarela, doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. É uma doença grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte. Deve ser tomada entre os 10 e 19 anos, caso não tenha sido tomada quando criança.

DTP: protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a Haemophilus influenzae do tipo b, que causa um tipo de meningite. O reforço da vacina deverá ser tomado entre os 10 e 19 anos.

Tríplice Viral – SRC: protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Deve ser tomada aos doze meses de idade e nos momentos em que ocorrerem as campanhas de seguimento para vacinação contra o sarampo. A vacina deve ser tomada entre os 10 e 14 anos, caso todas as doses não tenham sido tomadas durante a infância.

Pneumocócica 23-valente: a pneumocócica 23-valente previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo. É indicada para pacientes com condições específicas, como infecção pelo HIV, doença pulmonar ou cardiovascular crônica grave, insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica, diabetes mellitus insulinodependente, cirrose hepática e pacientes com imunodeficiências, entre outros. Deve ser tomada entre os 11 e 19 anos.