Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 25 de junho de 2020

Você sabe quais são as principais vacinas para crianças?

materia (11)

As vacinas criam artificialmente e sem riscos, um estado de proteção contra determinadas doenças infectocontagiosas e graves e quando administradas, estimulam o organismo a produção de ANTICORPOS (defensores do organismo) contra bactérias ou vírus. O Ministério da Saúde adota o calendário de vacinação que se divide em fases de faixas etárias. Abaixo, as principais vacinas para crianças:

BCG: protege contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa produzida por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. Deve ser tomada após o nascimento, na maternidade, em apenas uma dose.

VOP: protege contra a poliomielite ou paralisia infantil, doença contagiosa provocada por vírus e caracterizada por paralisia súbita, geralmente nas pernas. Todas as crianças menores de cinco anos, devem tomar a vacina a partir de dois meses de idade.

DTP: protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a Haemophilus influenzae do tipo b, que causa um tipo de meningite. Deve ser tomada aos dois, quatro e seis meses. Aos quinze meses, é necessária uma dose de reforço só́ com a DTP. A criança deverá receber ainda uma outra dose aos dez ou onze anos com a vacina dupla adulto.

Tríplice Viral – SRC: protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Deve ser tomada aos doze meses de idade e nos momentos em que ocorrerem as campanhas de seguimento para vacinação contra o sarampo.

Hepatite B: protege contra a Hepatite B, doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. A Hepatite B é grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado. A primeira dose deve ser tomada ainda na maternidade. A segunda dose, com um mês de idade. A terceira dose, com seis meses.

Febre Amarela: protege contra a febre amarela, doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. É uma doença grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte. Deve ser tomada aos seis ou aos nove meses, dependendo da região.

Pneumocócica 10-valente: A pneumocócica 10-valente garante proteção contra dez subtipos da bactéria pneumococo. São duas doses: aos 2 e aos 4 meses. O reforço é feito aos 12 meses.

Rotavírus: A vacina contra o rotavírus é tomada em duas doses: aos 2 e aos 4 meses (Deve-se atentar para este período, pois a vacina não pode ser realizada após esse prazo). O rotavírus provoca infecção gastrointestinal e é grave para os bebês, podendo levar à morte por desidratação.

Meningocócica C:A meningocócica C é aplicada aos 3 e aos 5 meses, com um reforço aos 12 meses. Ela protege contra a meningite C — doença que pode causar surdez e lesões cerebrais permanentes.