Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Notícias em Destaque
Publicado em: 14 de junho de 2023

14 de junho marca Dia Mundial do Doador de Sangue

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Esse é um gesto de amor que pode gerar muitos sorrisos.

O consumo do sangue em unidades hospitalares é diário e contínuo, pois ele é utilizado em diversas situações: anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. Ressalta-se que não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações.

Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte. Procure o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente.

CRITÉRIOS BÁSICOS PARA DOAÇÃO

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. É preciso evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue.  Caso a doação seja após o almoço, é necessário aguardar duas horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial, como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe. São aceitos documentos digitais com foto.

Fonte: Ministério da Saúde